A primeira vez que compartilhei com vocês uma Receita de Yakisoba foi em 2013, logo no começo do blog. E por incrível que pareça, esta é uma das receitas mais acessadas aqui do Marola. E o motivo que estamos relançando ela, é porque queríamos transformar esta receita de yakisoba em vídeo.

Esta é uma Receita de Yakisoba tradicional, é super fácil de fazer e você pode usar os legumes que mais gosta ou que tem disponível em casa.

Uma ideia bem bacana é comprar bandejas prontas com ingredientes para yakisoba elas normalmente servem 4 pessoas.

Estas bandejas já vem com todos os legumes que irá utilizar e também já virão cortados. Isto faz com que você não compre um monte de legumes, já que usará só um pouquinho de cada.

Como fazer Yakisoba
 Receita de Yakisoba tradicional

Variações da receita de yakisoba

Você também pode usar esta mesma Receita de Yakisoba de carne para fazer Yakisoba de frango, Yakisoba de camarão, Yakisoba misto ou o Yakisoba vegetariano. Para o vegetariano basta substituir as carnes por cogumelo shiitake ou tofu. Fica uma delícia.

Para variar você pode adicionar outros legumes a sua receita de yakisoba tradicional. Eu usei repolho, mas já provei com acelga e fica ótimo. Adoro com vagem, mas também dá pra usar ervilha torta, ela é mais adocicada e combina muito com o sabor do molho a base de shoyu.

O que eu acho que não pode faltar são o brócolis e a couve flor. Estes são dois ingredientes essenciais para que sua receita de yakisoba fique incrível. Sobre o brócolis, eu gosto demais do ramoso, mas o ninja é mais fácil de encontrar. 

Na versão japonesa do yakisoba, é acrescentado gengibre ralado ao molho além de algumas alterações na receita, eu prefiro a versão chinesa do yakisoba, mas um pouco de gengibre combina muito.

Como fazer Yakisoba
Como fazer Yakisoba

Dicas para um yakisoba perfeito

  • Use uma frigideira grande ou wok bem quente ao fritar o macarrão do yakisoba. Isso deixará o macarrão e os legumes bem crocantes.
  • Não cozinhe demais o macarrão. Siga as instruções da embalagem e cozinhe-o até ficar al dente, eu deixo 1 minuto a menos que o tempo que pede a embalagem.
  • Use molho de soja e molho de ostra de qualidade para obter o melhor sabor. Eles fazem parte do molho, e é o que dá todo o sabor ao prato.
  • Tanto a carne quanto a cenoura, precisam ser cortados finamente para que o yakisoba fique bem bonito. Para a cenoura você pode usar o mandoline, e para a carne use uma faca bem afiada. 
  • Já o pimentão, a vagem e a cebola, podem ser cortados um pouco maiores, já que eles cozinham mais ou menos no mesmo tempo.
  • O brócolis e a couve flor devem ser separados em floretes médios. Isso garantirá que fiquem crocantes.
  • Já o repolho ou a acelga, devem estar em pedaços grandes, eles murcham bastante.
  • Não encha demais a frigideira ao fritar. Cozinhe os legumes e a carne em lotes para evitar que cozinhem no vapor em vez de fritar.
  • Ajuste a quantidade de molho de acordo com sua preferência de gosto. Se você gosta do yakisoba mais suculento, adicione um pouco mais de molho. Se preferir um sabor mais suave, reduza a quantidade de molho. 
  • O macarrão também deve ser respeitado. Use uma massa própria para Yakisoba. Isto fará muita diferença.

Então, vamos aprender como fazer yakisoba?

Como fazer Yakisoba - Receita de Yakisoba de Carne
Receita de Yakisoba de Carne

Como fazer esta Receita de Yakisoba

  1. Primeiro você irá cozinhar o macarrão para Yakisoba, de acordo com as instruções da embalagem. Geralmente de 6 a 8 minutos em água fervente com um pouco de sal. Depois você irá fritar a massa com um pouco de óleo até que ela fique levemente dourada. Este passo vai deixar a massa um pouco mais crocante e menos “molenga” na hora que você juntar o molho
  2. Ainda na Wok você vai começar a preparar a carne. É só aquecer um pouco de óleo e fritar rapidamente. Se for usar frango, camarão ou shitake também fará isso neste passo.
    Como fazer o yakisoba tradicional de carne
    Receita de Yakisoba tradicional de Carne
  3. Depois de fritar as proteínas, você vai começar a fritar os vegetais. Comece pelos que demoram mais pra cozinhar, como o brócolis e a couve flor, depois vá juntando o restante dos vegetais. Por último você vai acrescentar a verdura, que no caso aqui é o repolho. Não precisa refogar por muito tempo, o bom são eles ainda crocantes.
  4. Com a massa, a proteína e os vegetais do seu yakisoba prontos, você vai preparar o molho. Aqui é só dissolver o amido de milho no caldo, juntar o shoyu e o molho de ostras (se for usar). E cozinhar em fogo baixo até engrossar.
  5. Daí é só juntar as proteínas e os vegetais no molho, finalize com o óleo de gergelim e servir por cima da massa. Se quiser pode misturar a massa também.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso
Balança Digital
Balança Digital
Alexa
Alexa

 

Receita de Yakisoba Tradicional

5 from 12 votes
Prep Time 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Total Time 30 minutes
Servings 2 pessoas
Um yakisoba tradicional, super saboroso e fácil de fazer.

Ingredients

Macarrão

Yakisoba

  • 250 g carne bovina em tiras ((pode usar frango, camarão, shitake))
  • ½ xíc. brócolis (em bouquetes)
  • ½ xíc. couve flor (em bouquetes)
  • 1 xíc. repolho em fatias largas ((pode usar acelga))
  • ½ xíc. cenoura em rodelas finas
  • ½ xíc. pimentão em cubos grandes ((pode usar vermelho, amarelo, verde))
  • 5 un vagens cortadas em 3
  • 1 un cebola média em pétalas
  • ½ col. sopa óleo de gergelim (para finalizar)
  • óleo (para refogar)

Molho do Yakisoba

  • 1 e ½ xíc. caldo de legumes ou carne
  • ½ xíc. shoyu
  • 1 col. sopa amido de milho
  • 2 col. sopa molho de ostra (opcional)

Instructions 

  • Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura coloque o macarrão. Cozinhe por 6 minutos mexendo as vezes. Escorra e reserve.
  • Em uma panela grande, de preferencia uma wok, aqueça o óleo. Quando estiver bem quente, frite a massa aos poucos, até que fiquem levemente douradas e reserve.
  • Na mesma panela aqueça mais 1 colher de sopa de óleo e frite a carne por 1 minuto. Reserve.
  • Coloque mais um pouco de óleo na panela e comece a refogar os legumes. Primeiro a cebola, mexa por alguns instantes. Em seguida o brócolis e a couve flor. Depois as vagens, a cenoura e o pimentão. Por ultimo coloque o repolho, misture bem e reserve.
  • Dissolva o amido de milho no caldo de legumes. Ainda na mesma panela coloque o caldo de legumes, o shoyu e o molho de ostras. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
  • Junte os legumes, a carne e o macarrão ao molho e misture bem. Finalize com o óleo de gergelim e sirva.

Notes

Você também pode servir este yakisoba como nos restaurantes. Coloque o macarrão sem misturar no molho em uma travessa e por cima os legumes com bastante molho. Fica incrível.
Categoria: Prato Principal
Cozinha: Chinesa
Keyword: receita para o dia a dia, yakisoba
Receita de Yakisoba atualizada em 20 de outubro de 2016 e em 16 de agosto de 2019
Como fazer yakisoba
Yakisoba Tradicional – Postada em 24/12/2013

Amanda é a alma e as mãos por trás das receitas do blog. Com um amor genuíno por todos os sabores, ela encara qualquer prato de olhos fechados e coração aberto. Sua paixão está na cozinha, mas os pés não resistem a uma nova aventura. Entre panelas e passagens, ela transforma ingredientes em histórias e experiências em inspiração.

33 Comments

  1. Boa tarde Amanda,

    Tenho recebido suas receitas e são ótimas, parabéns pelo blog.
    Seria possível vc disponibilizar uma opção para imprimir ou salvar em pdf? Estou mantendo um arquivo e tenho q copiar e reformatar no Word…
    Obrigado.

    • Oie Sergio. Fico muito feliz que esta gostando das nossas receitas. Vamos continuar enviando.
      Meu site não possui a opção de impressão ou PDF disponível.
      Muito obrigada pelo contato.

  2. Juliana Basani Reply

    no final do video é oleo de gergelim e nao girassol, certo?

  3. Pingback: Receita de quibe assado - Marola com Carambola

  4. DEBORA FERREIRA PASSOS CUGOLA Reply

    Para mim um site que não oferece possibilidade de imprimir as receitas que gosto, não tem muita finalidade, é uma pena!

    • Olá Débora. Uma pena que pense assim. Nossos leitores normalmente salvam o link para que possam acessar depois, ou levam os celulares para a cozinha. Espero que continue acessando nossas receitas. Fazemos tudo com muito carinho para vocês.

  5. Luiza de freitas Reply

    Gente, é só copiar e colar no Word. Depois imprime ou salva.

  6. Márcio de j. Candido Reply

    Muito boa essa receita eu já um monte de vezes, parabéns que tenha muito sucesso.
    E essa pessoa preguiçosa se não dá pra imprimir vai no word e digita, e guarda esses comentários pra vc.

  7. sabe vendo essa receita agora até me deu vontade de fazer, ha alguns anos atras vi essa receita em uma novela, e tive vontade de fazer,mas agora vendo ela completa aqui no seu blog vou tenta fazer nesse final de semana.

  8. Muito obrigada por disponibilizar as receitas para seus leitores… Existem pessoas doentes na alma, por isso veem fazer um comentário desagradável assim, não ligue para elas. Beijos de luz… com certeza irei fazer essa receita, eu amo yakissoba S2

  9. Renata Ienny Reply

    Vou fazer e depois venho aqui falar como foi, o único porém será o caldo de carne, já que moro numa cidade pequena e nunca vi no mercado pra comprar. Bjs e sucesso.

  10. Takuo Okada Reply

    Querida Amanda

    Só em dividir a sua receita é uma dadiva para apreciadores das receitas japonesas, continue dividindo e agradeço muito sua simplicidade em publicar tudo que faz e aproveito muito com as suas receitas.
    Abs

    • Olá Takuo. Fico muito feliz com mensagens como a sua. Compartilho meu amor pela cozinha através das minhas receitas. Muito obrigada por me seguir.

  11. Márcio de Jesus Cândido Reply

    Ola essa receita muito boa, faço sempre, até as crianças adoram, obrigado.

  12. Márcia Santos Reply

    5 stars
    Adorei a receita. Preparei aqui em casa e meu esposo gostou.
    Faremos agora para os amigos. Obrigada pela receita!

  13. Sandra Andrade Reply

    5 stars
    Não tenho dúvidas que deve ficar maravilhoso. É possível o congelamento do prato pronto?

  14. 5 stars
    Não é preciso ser muito rigoroso, mas o macarrão mencionado (lamen), não é sinônimo de “instantâneo”, como possa parecer.
    Existe o macarrão próprio para se fazer o yakissoba, assim como existe o macarrão lámen fresco (ou seco) cuja espessura é o permite ser usado para substituir o macarrão para se fazer o yakissoba – não tem nada a ver com o lamen instantâneo.
    O somen, não é muito indicado para o yakissoba, pois trata-se de um macarrão com fios muito finos, utilizados mais no preparo do missou shiru. o Udon, é o oposto. São muito grossos. Existem outros tipos de macarrão, mas isto é uma outra história (soba, harussame, bifun…)

  15. 5 stars
    Achei muito legal a observação de que o yakissoba existe nas versões japonesa e a chinesa.
    Quando estava no Japão experimentei as duas e também gostei mais da versão chinesa (mais úmido).
    Depois de experimentar o prato feito por aqui, talvez o mais adequado seria nomear o nosso yakissoba como a versão brasileira, que dependendo de quem o faça, pode estar tanto a um passo, como a um kilometro de distância das versões asiáticas.

  16. Charito Peraza Reply

    5 stars
    URGENTE URGENTISSIMO

    Amei tua receitinha de Yakisoba, porém fiquei com uma pequena dúvida, no item 2 vc pede para fritar a massa (sei que se refere ao macarrão) , o que gostaria de saber se eu frito antes de cozinhar o macarrão na água ou depois do macarrão cozido?

  17. Pingback: Receita de Tofu com Sweet Chilli - Marola com Carambola

Write A Comment

Recipe Rating