O bolo de cenoura com brigadeiro é um daqueles bolos que todo brasileiro que já comeu, adora. A diferença é que este aqui é um bolo de cenoura com cara de bolo de aniversário


Este bolo fica realmente delicioso. A massa é super macia, porém com estrutura o suficiente pra segurar 3 camadas de recheio de brigadeiro mais a cobertura de ganache sem desmoronar. Sério, ficou incrível.

Eu fiz este bolo no meu aniversário de 36 anos em 2021 e depois fiz novamente no aniversário da Eloah, que foi esta semana. No meu aniversário eu fiz com três camadas de recheio, este aqui da foto, e na segunda vez fiz somente com uma camada de recheio. Foi sucesso absoluto nas duas vezes.

A receita é simples, como todo bolo de cenoura este também é feito no liquidificador. A diferença aqui é a montagem, mas claro que tenho algumas dicas pra te ajudar a fazer um bolo incrível.

Receita de Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro

Qual a melhor farinha pro bolo de cenoura?

Eu sempre digo que o melhor ingrediente é aquele que você tem em casa ou o que você pode comprar, mas muita gente me pergunta qual a farinha que usei nas minhas receitas. 

A minha farinha predileta para bolos é a Farinha Mirella. Ela é nacional, orgânica e um pouco mais cara que as outras, mas eu gosto dela porque sempre me rendem bolos macios, fofinhos e com boa estrutura para recheios e coberturas. Além disso também posso usá-la para fazer pães e pizzas de longa fermentação. Fiz uma resenha sobre ela no site da mybest Brasil, junto com outros cozinheiros sobre farinhas para bolos. Vale a pena conferir.

Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Quantas camadas de recheio de brigadeiro posso usar?

Este bolo foi feito com 3 camadas de recheio, por conta disso usei 3 latas de leite condensado. Ficou um bolo grande e bem recheado. A base do calculo é esta – para cada camada, uma receita de recheio de brigadeiro.

Para que o recheio fique mais cremoso, nós adicionamos creme de leite de caixinha. Aqui usamos cerca de 150 g de creme de leite para cada 400 g de leite condensado, mas isso pode variar dependendo da marca dos produtos e quantidade de gordura do creme de leite. 

Se sua ideia for fazer um bolo um pouco menor e com somente uma camada de recheio, que também fica maravilhoso, é só fazer com 1 caixa de leite condensado e 1/2 de creme de leite. O restante do creme você usa na cobertura. Fiz aqui e deu super certo.

Agora se a ideia for fazer um bolo maior, você terá também que aumentar a receita da massa.

Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro

Como montar o bolo de cenoura com recheio de brigadeiro e cobertura de ganache

Eu nunca tinha feito um bolo com várias camadas de recheio, então eu pesquisei e encontrei algumas dicas que realmente facilitaram muito o processo.

Primeiro você vai assar a massa, esperar amornar e desenformar, se puder use assadeiras com fundo removível e que tenham o mesmo tamanho. Depois você precisa preparar o recheio de brigadeiro e a cobertura de ganache. Tudo precisa estar frio para que você possa fazer a montagem.

Uma das dicas é usar uma tira de acetato para montar o bolo e ele ficar firme. Se você pesquisar vai ver que existem diversos tamanhos de tira. Eu comprei uma de 10 cm de altura, que deu certo pra altura do bolo que eu estava fazendo, mas acredito que se fosse um pouco maior, uns 12 cm teria ficado ainda mais confortável.

Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Outra dica é montar o bolo dentro da própria forma que ele foi assado, desde que seja uma forma de fundo removível. Assim ele vai ficar no tamanho certinho e sem correr o risco de ficar torto. 

Na hora que você for cortar o bolo para rechear, o ideal é deixá-los retinhos. Pra isso use uma faca de serra, aquelas pra pão são ótimas. O topo do bolo que geralmente fica mais alto no meio, então vá cortando com calma. Com os bolos retos, você vai cortá-los ao meio, lembrando que aqui eu assei a massa em duas formas e cada uma eu cortei ao meio. Então tive 4 camadas de bolo e 3 de recheio.

Separe a camada que ficou mais retinha, geralmente é uma das partes do fundo. Comece a montagem por ela. Você vai colocá-la, com o a parte de fora no fundo da forma. Esta será a parte que vai ficar pra cima depois de pronto, então será mais fácil de espalhar a cobertura depois.

Receita de Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Agora é só dividir o recheio em 3 e montar as camadas. E daí vem uma parte muito importante. O descanso. Eu fiz esta etapa da montagem na noite anterior e deixei a noite toda na geladeira. Este descanso faz com que a massa e o recheio fiquem bem juntinhos e firmes. O que facilita demais na hora de passar a cobertura. 

Vou te dizer que quando eu fiz o bolo somente com 1 camada de recheio, eu não deixei esse tempo todo descansando, até porque era um bolo bem menor e eu corria o risco dele desmoronar. ?

Bolo frio e montado. Agora você vai tirar o bolo da forma, remover o acetado e virar o bolo no prato de servir. Depois é só ir espalhando a cobertura e enfeitar com brigadeiros ou granulado.

Receita de Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro e Cobertura de Ganache - Bolo de Aniversário
Receita de Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro e Cobertura de Ganache – Bolo de Aniversário

Como fazer a massa do bolo de cenoura

  1. Separe todos os ingredientes e se possível retire os ovos da geladeira com antecedência para que eles estejam em temperatura ambiente na hora de usar.
  2. Descasque e corte as cenouras em rodelas, eu pesei 300 g na balança, caso você não tenha, procure usar duas cenouras médias, aquelas com mais ou menos 15 cm e não muito grossas.
  3. No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, as cenouras e o açúcar. Bata muito bem.
  4. Depois misture a farinha, a maizena e o sal numa vasilha grande e junte o conteúdo do liquidificador. Isso fará com que seu bolo fique mais macio. Caso você bata a farinha no liquidificador, você corre o risco de bater demais e embatumar o bolo. E por último junte o fermento.
  5. Agora é só dividir a massa (ou não) e levar pra assar no forno preaquecido a 180 ºC. Pode levar de 45 min a 1h pra assar. Faça o teste do palito pra saber se tá pronto. Espete um palito de dente no centro do bolo, se ele sair limpo tá pronto, se sair sujo com massa deixe assar mais um pouco.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Bolo de Cenoura com Recheio de Brigadeiro

Prep Time 1 hour
Cook Time 1 hour 30 minutes
Tempo de espera 10 hours
Total Time 12 hours 30 minutes
O bolo de cenoura com brigadeiro é um daqueles bolos que todo brasileiro que já comeu, adora. A diferença é que este aqui é um bolo de cenoura com cara de bolo de aniversário

Ingredients

Bolo de Cenoura

  • 300 g cenoura (sem casca e em rodelas)
  • 400 g açúcar (2 xícaras)
  • 200 ml óleo (1 xícara)
  • 4 un ovos (médios)
  • 250 g farinha de trigo (2 xícaras)
  • 40 g amido de milho (¼ xícara)
  • 10 g fermento químico (1 col. chá)
  • 1 pitada sal

Recheio de brigadeiro

  • 3 latas leite condensado
  • 2 caixas creme de leite (até 400 g)
  • 4 col. sopa cacau em pó (ou chocolate) (de preferência 100%)
  • 2 col. sopa glucose de milho
  • 3 col. sopa manteiga
  • 1 pitada sal

Cobertura de ganache

  • 250 gramas chocolate meio amargo
  • 150 gramas creme de leite (caixinha)
  • 50 gramas granulado (para decorar)

Instructions 

Bolo de Cenoura

  • Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte e forre com papel manteiga 2 formas redondas de fundo removível de 22 cm.
  • No copo do liquidificador, coloque a cenoura, os ovos e o óleo. Bata por alguns instantes e junte o açúcar. Bata até virar um creme homogêneo.
  • Coloque a mistura em uma tigela, e peneire a farinha, o amido de milho e o sal. Misture bem com um fouet até incorporar toda a farinha. Acrescente o fermento e misture delicadamente.
  • Transfira a massa para as formas e leve para o forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 45 minutos ou até que faça o teste do palito e ele saia limpo.

Recheio de Brigadeiro

  • Em uma panela larga, coloque o leite condensado, uma caixa de creme de leite, o cacau em pó, a glucose e o sal. Misture bem.
  • Leve a panela para o fogo baixo e vá cozinhando, mexendo as vezes. Depois de começar a ferver não pare de mexer e cozinhe até desprender do fundo da panela. Ponto de brigadeiro de enrolar. Junte a manteiga e misture bem.
  • Desligue o fogo e vá colocando o restante do creme de leite e misturando bem. Eu coloquei cerca de 150 g, quase a caixa inteira. O recheio deve ficar cremoso, lembre-se que quando ele esfria ele endurece um pouco.
  • Passe o recheio de brigadeiro para uma tigela, cubra com papel filme encostando na superfície do brigadeiro e espere amornar. Depois leve para a geladeira para esfriar.

Cobertura de Ganache

  • Derreta o chocolate em banho maria. Junte o creme de leite e misture bem. Leve para a geladeira para amornar.

Montagem do bolo de cenoura com brigadeiro

  • Eu montei dentro da forma que assei e usei uma folha de acetato para ajudar na montagem.
  • Quando os bolos estiverem mornos, desenforme e corte-os ao meio com uma faca de serra. Se necessário nivele para que fiquem retinhos. Separe o mais bonito pra começar a montagem.
  • Coloque a massa no fundo da forma e espalhe cerca de ⅓ do recheio de brigadeiro. Coloque a segunda massa e espalhe mais uma parte de recheio. Coloque a terceira massa, espalhe o restante do recheio e finalize com a massa. Cubra com papel filme e leve para a geladeira por umas 8h. Aqui montei a noite e finalizei pela manhã.
  • Desenforme o bolo, retire o acetado e vire o bolo no prato que irá servir.
  • Espalhe ⅓ da cobertura de ganache no bolo todo. Se estiver muito duro, pode colocar em banho maria alguns instantes para amolecer e ajudar a espalhar. Leve para a geladeira por mais ou menos 1 hora para endurecer, assim terá um acabamento mais bonito depois. Espalhe o restante da cobertura de ganache e decore com o granulado.
Author: Amanda Fernandes

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Escreva um comentário

Recipe Rating




Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro
Receita de Bolo de Cenoura com Brigadeiro
/