E quem é que não gosta de um pão de queijo bem quentinho? Aqui em casa é sagrado! Comemos pão de queijo no café da manhã todo final de semana. Simplesmente adoramos. E é por isso que resolvi postar esta receita de pão de queijo aqui no blog.

Uma dúvida que muita gente tem, é qual o tipo de polvilho usar, já que existe o polvilho doce e o polvilho azedo. E a resposta é: qualquer um.

A diferença deles é bem simples. O polvilho é produzido da decantação do suco da mandioca. No caso do polvilho doce, este suco é seco e moído. E no caso do polvilho azedo, o suco é fermentado, depois seco e moído. Por isso tem este sabor azedo.

Como eu disse antes, para fazer um receita de pão de queijo, você pode utilizar qualquer tipo de polvilho, porém o resultado será diferente. Se você escolher o polvilho doce, o seu pão de queijo ficará mais massudo, mais puxa puxa. Se escolher o polvilho azedo, ele ficará mais aerado e com a casquinha mais crocante.

Receita de Pão de Queijo
Pão de Queijo Caseiro

Pra você entender um pouco mais. Sabe quando o pão de queijo esfria e fica borrachudo? Polvilho doce. Sabe quando o pão de queijo esfria e fica duro? Polvilho azedo.

Na nossa receita de pão de queijo, usamos os dois polvilhos. Isto fez com que ele ficasse com uma casquinha bem crocante e o meio aerado e macio. Mas não puxa puxa. Rs. Agora se você gosta mais massudo use somente o doce e mais crocante somente o azedo. \o/

Receita de Pão de Queijo
Receita de Pão de Queijo

Outra dica é que você pode sim congelar os pães de queijo e assar quando tiver vontade. A diferença é que ele deve ficar uns 10 minutos a mais no forno.

Bom. Agora que entendemos a diferença dos dois tipos de polvilho. Vamos a receita de pão de queijo!

Receita de Pão de Queijo
Pão de Queijo Caseiro

Receita de Pão de Queijo

Ingredientes

  • 2 xícaras de polvilho azedo (200g)
  • 3 xícaras de polvilho doce (300g)
  • 1 1/2 xícara de leite integral (350 ml)
  • 1/2 xícara de óleo – usei de girassol (100 ml)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal (ou mais)
  • 4 xícaras de queijo minas padrão ralado fino (300g)

Modo de preparo do Pão de Queijo

  1. Em uma panela, junte o leite, o óleo e o sal, leve para aquecer. Não precisa ferver.
  2. Em uma tigela grande, coloque os dois polvilhos e junte a mistura de leite e óleo aquecida. Misture bem com uma colher e reserve até amornar.
  3. Junte os ovos levemente batidos um a um. Misturando bem a cada adição.
  4. Coloque o queijo minas ralado e misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
  5. Faça bolinhas do tamanho desejado, lembrando que quando assar, o pão de queijo cresce um pouco. Aqui eu fiz bolinhas pequenas, de 15 g cada. Se a massa estiver muito pegajosa, unte levemente as mão com óleo, assim a massa não grudará nas mãos.
  6. Coloque os pães de queijo em uma forma e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso
Balança Digital
Balança Digital
Alexa
Alexa

Receita de Pão de Queijo
Receita de Pão de Queijo
Veja também:
Receita de Pão de Queijo da Dani Noce.

Amanda é a alma e as mãos por trás das receitas do blog. Com um amor genuíno por todos os sabores, ela encara qualquer prato de olhos fechados e coração aberto. Sua paixão está na cozinha, mas os pés não resistem a uma nova aventura. Entre panelas e passagens, ela transforma ingredientes em histórias e experiências em inspiração.

16 Comments

  1. SERGIO ALMEIDA ALMEIDA Reply

    Se n bater levemente os ovos, antes de acrescentá-los à mistura…dá problema? Esqueci de bater e adicionei um natura. A massa está sem consistência pra virar bolinhas…rs

    • Oi Sergio, não dá não. Só ajuda a clara e a gema a se misturarem melhor e que fique mais homogêneo. Se não estiver dando consistência, vc vai acrescentar mais polvilho, aos poucos. Pode acontecer do seu ovo ser maior que o meu, ou até mesmo a umidade do ar pode mudar a consistência. Espero que tenha dado certo.

    • Antes de assar até 3 meses. Depois de assar até 30 dias. Sempre evitando que crie cristais de gelo para manter o sabor.

  2. Muito legal a página. Eu sugiro postar fotos com o alimento cortado, para vermos o aspecto interno.
    Abraços

  3. Mariza Nogueira Reply

    Agradeço pela sua postagens muito me ajudou. Há muito tempo não fazia a receita e quando fui fazer minha massa fica pegajosa…aí a sua dica é acrescentar polvilho.

Write A Comment