Um filé de frango recheado com espinafre, suculento e delicioso. É bem fácil de fazer, basta seguir algumas dicas que vão te ajudar a sair da mesmice do filé de frango do dia a dia.
- Receita de Filé de Frango com Brócolis no Forno
- Receita de Filé de Frango com Espinafre e Leite de Coco
- Receita de Filé de Frango com Bacon e Molho Barbecue
Eu sei que o peito de frango é um ingrediente que faz parte da comida do dia a dia de muitos brasileiros, e faz parte aqui em casa também. Eu sempre tenho peito de frango do freezer, seja cortado em tiras, em cubinhos, em filés, moído ou até o peito inteiro. Na verdade não exatamente inteiro, mas as metades dele.
O peito de frango é uma carne versátil e muito fácil de fazer, mas claro que ele pode ficar bem sem graça e ressecado se a gente não tiver alguns truques na manga. E também fica cansativo se a gente não aprender a variar as preparações e os temperos.
Para esta receita, eu usei a metade de um peito de frango pequeno para cada pessoa. Pode parecer muito, mas acompanhado de uma salada mais leve foi o tamanho perfeito. Se o peito fosse muito grande, provavelmente eu dividiria um para duas pessoas.
Uma das dicas para fazer um peito de frango não ficar ressecado, nem no forno, nem grelhado ou frito é fazer uma salmoura por pelo menos 30 minutos. Mas atenção você precisa ter um filé de frango mais grosso, se for aqueles fininhos não vai funcionar e vai ficar bem salgado. Ok?! Estes filés fininhos são feitos pra grelhar ou até para fazer enrolado com o recheio.
Por falar nisso, pra esta receita de filé de frango recheado, usamos este filé que é metade do peito, ele é bem grosso. Caso você só tenha os finos, vai pular a etapa da salmoura e vai temperar com o que você mais gosta. Vai passar o recheio nele e enrolar como um rocambole, fechando com um palito de dentes.
O espinafre precisa ser branqueado antes de ser usado. Para isso você irá levar uma panela com água para ferver. Assim que levantar fervura vai adicionar sal, misturar, colocar o espinafre e deixar ferver por 1 minuto em fogo alto com a panela aberta. Depois é só escorrer e colocar em uma bacia com água gelada para interromper o cozimento. Em seguida vai escorrer, espremer bem e reservar. Você pode congelar o espinafre desta forma.
Espero que vocês gostem desta receita, por aqui adoramos!
Receita de Filé de Frango Recheado com Espinafre
Ingredientes
- 1 peito de frango cortado ao meio em 2 filés
- 1/2 xícara de espinafre branqueado, bem escorrido e picado
- 1/2 xícara de queijo minas padrão ralado (pode usar muçarela)
- 5 fatias de tomate seco picadas
- 1 colher de sopa de queijo cremoso (pode ser requeijão, creme de ricota, cream cheese)
- 1 colher de sopa de páprica
- azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
Salmoura
- 1 litro de água gelada
- 1 colher de sopa de sal
- 1 ramo de alecrim
- 1 folha de louro
- grãos de pimenta do reino
- 1 dente de alho
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes da salmoura em uma tigela e acomode os peitos de frango. Deixe na salmoura por uns 30 minutos.
- Em uma tigela pequena, misture o espinafre, o queijo ralado, o queijo cremoso e o tomate seco. Tempere com sal e pimenta e reserve. O espinafre precisa estar bem escorrido e sem excesso de água. Para isso você pode espremer bem com as mãos.
- Retire o peito de frango da salmoura e seque bem com um papel toalha. Com uma faca bem afiada, faça um corte no meio do peito de frango formando um bolso.
- Recheie os filés com a mistura de espinafre.
- Passe um pouco de azeite por todo o frango e polvilhe a páprica, esfregando para que fique bem incorporado.
- Coloque os filés de frango recheados em uma assadeira e leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 25 minutos.
Compre para a sua cozinha
4 Comments
Que delicia essa receita, enche os olhos, vou fazer Filé de Frango Recheado para familia!
Esse frango fica incrível. Até a Eloah que não é muito fã de espinafre gostou e pediu mais.
Boa tarde! Só uma dúvida, o espinafre tem cozinhar ele?
Olá Mônica. Precisa sim. Eu explico como fazer no próprio texto, antes da receita. =)