Receita de Sequilhos Tradicional e com 4 sabores

Esta é uma clássica receita de sequilhos daqueles tradicionais e que derretem na boca. Nós já testamos várias receitas e com diversos sabores diferentes, mas estes 4 que colocamos aqui, até agora são os melhores. Canela, limão, coco e baunilha.

Claro que existem muitos outros sabores que também ficaram bons e valem a pena. Então a ideia é se arriscar e ir testando sabores que você goste e que acredita que ficariam bem no sequilho.

O tempo de preparo depende muito de vários fatores, como o tamanho de sua forma e quantos biscoitos você consegue assar ao mesmo tempo. O ideal é ter várias formas (pelo menos 4) e já deixá-los preparados para só ir colocando no forno assim que a fornada anterior sair.

Esta receita dá cerca de 150 sequilhos pequenos, mas você pode fazer meia receita que dá MUITO certo.

Receita de Sequilhos Tradicional e com 4 sabores

Receita de Sequilhos

Ingredientes

Para os Sequilhos

  • 500 g de Maizena
  • 250 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 gemas levemente batidas
  • 1/2 xícara de açúcar refinado

Para saborizar

  • 2 colheres de sopa de coco ralado seco
  • Raspas de 2 limões
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (pode ser essência, neste caso usar o dobro)
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande junte a maizena, o açúcar, a manteiga e as gemas. Primeiro misture delicadamente com uma colher para que os ingredientes comecem a se incorporar. Depois comece a trabalhar a massa com as mãos até que todos os ingredientes estejam muito bem misturados e a massa vire uma massa lisa e modelável.
  2. Divida a massa em 4 partes. Em cada uma delas, misture um dos ingredientes para saborizar. Você também pode usar outros ingredientes que goste, como raspas de laranja, sementes de erva doce e essências diversas.
  3. Embrulhe para pedaço em papel filme e leve para a geladeira por 10 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 °C e unte a forma com manteiga e farinha ou papel manteiga.
  4. Pegue uma das partes da massa e faça pequenas bolinhas (aproximadamente do tamanho de um brigadeiro) distribua na forma e amasse levemente com um garfo. Coloque a forma mais uns 10 minutos na geladeira.
  5. Leve os biscoitos para assar por 15 minutos. Retire do forno e espere esfriar antes de tirar da forma. Eles saem do forno ainda macios e ficam crocantes somente depois de frios. Se você tentar tirar antes da forma, eles quebrarão.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Sequilhos

Veja os comentários (14)

  • Olá boa noite vou fazer amanhã pois tenho encomenda é ja fiz duas receitas não ficaram boas do tudo gostoso obrigada

  • Fazendo agora tb... testando receitas para vender.
    Morrendo de medo de tirar antes da hora porque cada fogão "tem seu tempo". Vou deixar um pouquinho a mais. Amo limão e canela. A laranja que eu tenho em casa não ia dar um sabor legal. Que outras opções ficam legais? Tem alguma rede social de fácil acesso?

    • Olá Gisele. Realmente cada forno é um forno. Tem que ir testando até chegar na textura que vc gosta. Aqui só fiz com estes 4 sabores mesmo, mas qualquer coisa que dê sabor vai ficar bom, pois o sequilho tem um sabor neutro. Temos Facebook, Instagram e Pinterest.

      • Eu fiz 3 vezes. Na primeira, deu certo mas fiz pouco. Na segunda, ficou muito duro. Na terceira, ficou mais ou menos... não sei porque tanta diferença com a mesma receita...

        • Oi Gisele.
          Na cozinha, principalmente na área de panificação e confeitaria, qualquer coisa pode mudar o resultado de uma preparação.
          O tamanho ou qualidade dos ovos, temperatura dos ingredientes e também do ambiente, umidade do ar, marca da farinha, amido de milho, manteiga. Até mesmo o tempo de descanso, forno, forma. São tantas variáveis que podem alterar os resultados. A minha dica é testar e ir anotando o que foi feito, como foi feito e o resultado. Por aqui nem sempre ficam iguais também.
          Espero ter esclarecido sua dúvida. =)

  • No meu caso, poucas vezes deu certo. Isso porque os biscoitos derretem totalmente. Gostaria de saber o que acontece. Já estou quase desistindo de repetir a receita.

    • Oi Rute. Não sei te dizer o que pode estar acontecendo. Você tem feito a receita exatamente igual? Sem alterar ingredientes, nem pular passos? As vezes as pessoas trocam por margarina ou não fazem o tempo de descanso na geladeira. Muitas vezes se o dia tá muito quente também pode dar uma alteração.

  • Não deu certo!
    Segui a receita de acordo com as medidas e tempos. A massa não ficou no ponto de modelar.
    Para não perder tudo assei assim mesmo mas ficou muito esfarelado.
    O que está errado?

    • Olá Joaquim. Muita coisa pode ter acontecido pra não dar certo. Você usou manteiga sem sal em ponto pomada? Quando a massa fica muito quebradiça, a melhor coisa é adicionar um pouco mais do elemento úmido, que neste caso eram as gemas e a manteiga.
      Por aqui já fizemos esta receita várias vezes e sempre dá certo. De qualquer forma vamos refazer o passo a passo para ver o que pode estar dando errado e colocaremos aqui.

  • Fiz o sequilho, o sabor ficou maravilhoso mas ele tipo derreteu virou uma coisa só, sabe me dizer o que aconteceu?

    • Você deixou os tempos de geladeira como indicado na receita? A manteiga derrete então ela tem que estar firme na hora que o biscoito vai pro forno. Por conta disso tem os tempos de descanso na geladeira para que isso não aconteça.

  • Olá meninas!!

    Sou muito fã dos sequilhos. Gostaria de saber se podemos substituir a maisena. Será que podemos usar a f de grão de bico ou de arroz?

    Grata!:)

    • Oi Ivana. Infelizmente não. Na verdade é que a base do sequilho é o amido de milho. É ele que dá a textura e que faz o "derrete na boca". Claro que se vc mudar para uma das farinhas que menciona, vai dar certo. Só que serão biscoitos e não sequilhos.