Se existe uma receita que traz um aconchego e a alegria da infância, pra mim, é a cassata da minha mãe. Ela é quase um ritual pra nós. Minha mãe faz uma única vez ao ano, geralmente no Natal, e esse ritual envolvie disputas amigáveis pela porção mais generosa e tentativas de pegar sorrateiramente o creme irresistível que ficava no fundo da travessa.
Eu até tento seguir a receita original dela, que é perfeita, mas nunca fica exatamente igual. Daí as vezes faço algumas adaptações. Se não tenho leite, uso café para molhar os biscoitos. Se não tenho chocolate, faço café com leite. Estas pequenas alterações, não comprometem o sabor excelente da original, mas trazem uma nova perspectiva à tradicional receita de Cassata da minha mãe.
A decisão colocar baunilha no primeiro creme foi porque eu simplesmente AMO a combinação do aroma da baunilha com esta espécie de brigadeiro branco que fica no fundo da cassata. As vezes coloco fitas de coco na parte de cima, mas só porque acho que ficam bonitas.
Esta receita que eu fiz, é quase metade da receita original da minha mãe. Ela usa 3 ovos e 2 latas de leite condensado, e como aqui somos só eu e a Eloah, precisei ajustar um pouco para se adequar à realidade da minha casa. Então optei por usar 1 lata de leite condensado e continuei com os 3 ovos, mas vale dizer que eles eram bem pequenos.
As sobremesas de travessa, como a cassata e o pavê, que levam ingredientes como leite condensado e creme de leite, ocupam um lugar especial no coração de muitos brasileiros. Essas receitas simples, que emanam conforto e simplicidade, são um pedaço nostálgico da infância para a maioria de nós. Lembranças de almoços em família e celebrações, onde a mesa era preenchida com deliciosas criações caseiras, reforçam a ideia de que o prazer à mesa vai além do sabor; é uma conexão afetiva com nossas raízes e tradições culinárias. Essas sobremesas, com sua simplicidade e generosidade, atravessam os anos e continuam sendo apreciadas.
Agora compartilho esta Receita de Cassata que não é apenas uma sobremesa da minha infância, mas é um convite para criar novas memórias e saborear o verão com uma deliciosa sobremesa gelada. Que cada colherada traga a doçura dos momentos compartilhados em volta da mesa.
Como fazer esta receita de cassata
- Primeiro Creme: Em uma panela misturamos bem o leite condensado e as gemas. Cozinhamos até atingir o ponto de brigadeiro mole. Então desligamos e colocamos a manteiga e a baunilha, misturando até obter uma consistência homogênea.
- Segundo Creme: Batemos as claras em neve. Juntamos o açúcar e o creme de leite. Misturando bem.
- Montagem: Em uma travessa pequena, distribuímos o primeiro creme. Em seguida, colocamos os biscoitos umidos, e acrescente o segundo creme sobre os biscoitos. Levamos para o congelador até que ela fique bem firme.
- Servindo a Cassata: Antes de servir, retiramos a Cassata do congelador cerca de 10 minutos antes. Esse intervalo permite que a sobremesa alcance a temperatura ideal para servir.
Compre para a sua cozinha
Receita de Cassata
Ingredients
Primeiro Creme
- 395 g Leite condensado
- 3 un gemas (pequenas)
- 1 col. chá baunilha
- ½ col. sopa manteiga
Segundo Creme
- 200 g creme de leite (caixinha)
- 3 un claras
- 1 col. sopa açúcar
- 1 pitada sal
Montagem
- ½ pct biscoito champagne
- ½ xíc. leite
- ½ col. sopa chocolate em pó
Instructions
Primeiro Creme
- Em uma panela pequena, coloque o leite condensado e as gemas já peneiradas. Mexa bem e leve ao fogo baixo.
- Cozinhe o leite condensado até atingir o ponto de brigadeiro mole, mexendo sempre.
- Adicione a manteiga e a baunilha, misturando até obter uma mistura brilhante e homogênea.
Segundo Creme
- Em uma batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal.
- Quando estiver em ponto de neve, acrescente o açúcar e continue batendo por alguns instantes. Em seguida, adicione o creme de leite e bata até incorporar completamente.
Montagem
- Em uma travessa pequena, distribua o primeiro creme. Em seguida, umedeça os biscoitos no leite com chocolate e coloque-os sobre o creme, formando uma camada. Depois, acrescente o segundo creme sobre os biscoitos, e espalhe com uma espátula. Cubra a travessa com filme plástico e leve ao congelador até congelar. Aqui levou 4 horas.
3 Comments
Pingback: Bem beijado - Uma receita especial para o Dia dos Namorados
Incrível, como sempre.
Aaaaaah. Obrigada Sabrina. =)