Monte Verde está localizada em Minas Gerais e faz divisa com o Estado de São Paulo. A cidade fica localizada a apenas 170 km de São Paulo, bem no alto da Serra da Mantiqueira.
Já fazia um bom tempo que eu tinha vontade de conhecer Monte Verde, mas a oportunidade chegou apenas este ano. Nós reservarmos três dias na cidade para explorar a natureza e todo o charme romântico que há por lá.
Nós saímos de São Paulo na segunda-feira e em apenas 3 horas já estávamos em Monte Verde. Para quem viaja de São Paulo, dá basicamente a mesma distância como ir até Campos de Jordão.
- Passeio 4×4 em Monte Verde
- Pousada Bosque em Monte Verde
- Pousadas em Monte Verde para uma viagem romântica
Clima da cidade de Monte Verde
Nós chegamos na pousada e logo saímos para bater perna no centro. Os comércios fecham muito cedo, por volta das 17 h, e detalhe, abrem por volta das 12 h! Isso também por que fomos no inicio da semana e fora da alta temporada. Para nossa surpresa a cidade estava completamente deserta!
Bom, em menos de 1 hora andamos pela avenida principal inteira, onde estão localizados praticamente todas as lojas e restaurantes. Digamos que é a parte bonitinha da cidade, com construções em estilo europeu, esquilos, beija-flores, e bastante natureza, um clima de descanso e namoro.
O que fazer em Monte Verde
A verdade é que a cidade é bem pequena e não há muito o que fazer. Mesmo assim considere conhecer, pois é uma daquelas viagens para descansar ou curtir aquele climinha romântico.
A atração principal sem dúvida é a Avenida Monte Verde, que é a via onde estão todos os restaurantes, bares, agências de turismo e lojinhas. Nós chegamos na cidade e a primeira coisa que fizemos foi dar uma caminhada por lá.
Neste meio tempo, aproveitamos para comprar nosso passeio de 4×4 e alguns produtos locais como queijos, doces e café!
O passeio de Jeep 4×4 é também uma das atividades imperdíveis para se fazer em Monte Verde.
Nele está incluso a visita a Galeria de Arte, a reserva de criação especial de Trutas, a famosa trilha até a Pedra Redonda, uma parada no cenário do filme – O Gato de Botas Extraterrestre e o aeroporto mais alto do Brasil.
Para os trilheiros, Monte Verde é um prato cheio. Nós fizemos a famosa trilha até a Pedra Redonda que é considerada um passeio obrigatório por ter acesso mais fácil e com uma extensão inferior a 2 km. Tanto que encontramos muitas crianças durante todos o percurso. Ah, e algumas pessoas vão sem guia, e sinceramente dá para ir tranquilamente. O caminho é muito bem sinalizado.
Esta trilha oferece belas paisagens e mirantes. Seu ponto mais alto tem 1990 metros e lá do topo você pode alternar entre São Paulo e Minas Gerais.
Bom para noite, nós separamos um jantar a luz de velas em um dos restaurantes da avenida principal, e em uma outra noite fomos conhecer a cervejaria Fritz, até íamos fazer uma visita guiada na fábrica, mas não gostamos tanto assim dos chopes e preferimos mudar os planos.
Faça isso. Coloquem na sua lista sobre o que fazer em Monte Verde alguns dos principais restaurantes da cidade. A gastronomia mineira sempre vale a pena.
Conclusão sobre Monte Verde
Bom, no final a cidade de Monte Verde não era tudo que eu esperava. Talvez em alta temporada dê para aproveitar melhor, mas a maioria das coisas serão as mesmas. Única rua, mesmos restaurantes e cardápios, lojinhas bem parecidas, e só! Quem curte ecoturismo deve aproveitar a cidade melhor do que nos aproveitamos em nossa visita! Claro que tudo vai depender do que está buscando.