Como Cozinhar Pinhão

Tem coisas que parecem muito fáceis de fazer, como cozinhar pinhão, por exemplo, mas existem várias dicas para que eles fiquem perfeitos.

Primeiro você precisa cortar a pontinha do pinhão, isto ajuda você a saber se ele esta bom para consumo, se estiver escuro, pode descartar, se estiver bem branquinho estará perfeito.

Além disso, cortar a ponta do pinhão faz com que ele cozinhe mais rápido e também ajuda na hora de descascar.

Falando nisso, descascar o pinhão é uma tarefa difícil. Hoje já existe uma ferramenta própria para isso. E você encontra facilmente na internet ou em lojas em cidades produtoras de pinhão, como Campos do Jordão. Inclusive a Scain tem um descascador de pinhão que é super prático e seguro. Uma dica é descascá-lo ainda quente, para que ele saia inteiro e não se desmanche no processo. É só colocar a ponta do pinhão na engrenagem, girar uma manivela e pronto! Você tem um pinhão descascado rapidinho. 

Como cozinhar Pinhão

Como eu não tenho esta ferramenta, acabo descascando com uma faca mesmo. Eu uso uma faca de serra pequena e bem afiada. Corto a base do pinhão e com cuidado faço um corte na lateral da casca, assim ele sai inteiro.

Claro que se a ideia for levar para uma festa junina, por exemplo, você pode deixar que cada um descasque o seu. Lá na casa da minha mãe, sempre tinha pinhão nesta época do ano, e como cada um tinha que descascar o seu, a gente mordia a base e o pinhão saía. Super fácil. O ruim é que a casca é um pouco amarga.

Outra dica muito importante é cozinhar o pinhão sem sal. Ele fica muito mais macio. Depois que eles já estiverem cozidos, é só colocar sal na água e deixar mais alguns minutos.

Como cozinhar Pinhão

Como Cozinhar Pinhão

Passo a passo

  1. Primeiro separe todos os pinhões que estiverem murchos, quebrados ou furados e descarte. Depois lave bem todos os pinhões em água corrente.
  2. Pegue uma faca pequena de serra, daquelas bem afiadas e corte as pontinhas do pinhão. Se estiver com o centro escuro, pode descartar, estes não estão bons para consumo. O pinhão tem que estar bem branquinho por dentro.
  3. Daí é só colocar os pinhões em uma panela de pressão e por água suficiente para cobri-los. Lembrando que a panela de pressão só pode ser enchida até a metade. Se você tiver MUITOS pinhões para cozinhar, divida em duas panelas ou faça uma parte de cada vez.
  4. Agora é só levar a panela para o fogo médio até começar a apitar, quando a pressão pegar, diminua o fogo e cozinhe por uns 30 minutos. Depois que a pressão sair e abra a panela, junte o sal e cozinhe aberta por mais 10 minutos.
  5. Se você for usar um descascador de pinhão, descasque-os ainda quentes. Se for usar depois pode deixar o pinhão esfriar na própria água e aquecer na hora que for comer.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Como cozinhar Pinhão

Veja também: Pão com Pinhão do Malas e Panelas

Como Cozinhar Pinhão

Prep Time 20 minutes
Cook Time 40 minutes
Como cozinhar pinhão, como deixar o pinhão macio e como descascar pinhão. Te conto tudo aqui neste post e é só você aproveitar.

Ingredients

  • Pinhão
  • Água
  • Sal (a gosto)

Instructions 

  • Separe todos os que estiverem murchos, quebrados ou furados e descarte.
  • Lave os pinhões em água corrente.
  • Com uma faca pequena e de serra, corte as pontinhas do pinhão. Se estiver com o centro escuro, pode descartar. O pinhão tem que estar branquinho.
  • Coloque os pinhões em uma panela de pressão e coloque água suficiente para cobri-los. Lembrando que a panela de pressão só pode ser enchida até a metade.
  • Feche a panela e leve para fogo médio. Quando pegar pressão, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  • Espere a pressão sair e abra a panela. Coloque o sal e cozinhe com a panela aberta por mais 10 minutos.
  • Deixe esfriar na própria água.

Notes

Caso você vá utilizar um descascador de pinhão, a melhor hora é descascá-lo ainda quente.
Categoria: Aperitivos
Cozinha: Brasileira
Keyword: festa junina, Pinhão

Veja os comentários (37)

  • Ai que vontade! Só esperando para começar a aparecer aqui no supermercado!
    Abraços

  • Pinhão dev ser cozido em panela de pressão por 1 hora. Há um estudo de uma universidade do RS que mostra que 30 minutos não são suficientes para que as substâncias antioxidantes (fenólicos, etc.), contidas principalmente na película que cobre a parte comestivel, migre para esta.

  • Geeeenteee!
    O pinhão perfeito exige PACIÊNCIA.
    Cozinhe na pressão SEM SAL por 30 minutos, contados a partir da hora que pega a pressão.
    Deixe descansar durante 12 horas.
    Cozinhe novamente na pressão SEM SAL por mais 30 minutos.
    Só então salgue. Façam, não tem erro!

    • Nossa, bem diferente. Aqui nunca fizemos assim. Vamos testar na próxima.

  • Pinhão com Bacon na Air Fryer
    Enrolo de um em um, cozido numa tirinha de bacon e com outra tirinha , faço um "pacotinho". Coloco na air fryer 15 minutos na temperatura maxima . Pronto para servir. Delicioso e sequinho.

    • Humm. Estou ensaiando pra comprar uma Air Fryer. Deve ficar uma delícia desse jeito.

  • Aqui em casa é feito o pinhão direto, sem abrir nem nada, minha vida toda abri os pinhões com os dentes mesmo KOPASKDOASKD

    • Ah eu também abri, mas muita gente gosta de ter a facilidade de abrir com a faca, principalmente quando vai usar em alguma receita.

  • Caramba, fiquei um tempão para ver porque entram várias pop-ups, o controle deslizante não funciona direito também. Um tsunami de propaganda.
    Tem de refazer o site, moça. Está ruim demais.

    • Oi Michel. Tem bastante propaganda mesmo, são elas que pagam o site para que ele se mantenha no ar e para que eu continue conseguindo postar receitas gratuitamente pra vcs. Além dos custos de ingredientes para o preparo, ainda tem toda a produção de fotos, textos, testes e a hospedagem do site que custam vários dólares por mês. Infelizmente é isso. Acredito que todos os anúncios tem um botão de fechar bem visível, caso tenha algum que não possui vamos remove-lo. Não sei o que é o controle deslizante que você menciona. Obrigada. Amanda

  • Eu sou carioca e nunca comi pinhão, de tanto ouvi falarem fiquei curiosa, comprei hoje e finalmente vou experimentar. Obrigada pela receita de como fazer, super explicadinho! Seu site é ótimo!

    • Oi Renata. Fico muito feliz. Espero que goste do pinhão. EU adoro!