Bonito – Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos cartões postais mais incríveis da cidade de Bonito.

O lago tem um tom azul tão presente que chega parecer irreal essa magia. E na verdade, a água é cristalina, mas por conta da incidência do sol acontece esse efeito de cores junto com os minerais no fundo do lago. Nós visitamos a gruta no mês de Maio, mas a indicação é ir entre Dezembro e Janeiro para ver o azul ainda mais intenso.

Nos reservamos o passeio para o período da tarde, logo após o horário do almoço. São só 30 minutos de carro do centro até o receptivo da Gruta do Lago Azul e nós utilizamos o transfer da Agência Águas de Turismo para ir até o local.

Incrível vista da Gruta do Lago Azul em Bonito

Gruta do Lago Azul – o cartão postal da cidade

Chegando na Gruta do Lago Azul, você entrega o voucher e fica no aguardo de chamarem o grupo. Algumas orientações e instruções são passadas, você assina um termo de segurança e responsabilidade, e finalmente o guia te fornece uma touca e um capacete para começar o passeio.

Já aviso, não é permitido ir com chinelo, sandália ou qualquer calçado aberto, vá de tênis.

Bom, antes de entrar em contato com a Gruta do Lago Azul, nós caminhamos aproximadamente 10 minutos por uma trilha simples na mata fechada. A emoção de chegar na entrada é INDESCRITÍVEL!

Entrada da Gruta do Lago Azul em Bonito

Enquanto o grupo anterior ainda estava lá embaixo, já comecei fazer minhas fotografias, mas logo eles começaram a subir os quase 300 degraus e nós começamos a descer.

A descida é mais fácil que a subida. Vá com bastante atenção com os degraus irregulares. Tem grandes, pequenos, gigantes, largos, curtos, estreitos e por ai vai. Uma corda de apoio auxilia durante o percurso, então é importante ficar com as mãos livres para segurar conforme necessidade.

Chegando na Gruta do Lago Azul

O guia foi muito atencioso, contou as histórias e curiosidades da Gruta do Lago Azul e mais, ele me ajudou a configurar a câmera para que as fotos ficassem boas. Confesso que sofri bastante com a falta de iluminação lá embaixo.

Eu queria muito chegar pertinho da Gruta do Lago Azul, mas infelizmente não é possível por questões de preservação. Ainda assim alguns mergulhadores tentam descobrir a profundidade do lago, ainda desconhecida e o máximo atingido foi de 87 mt.

Eloah e Amanda



Booking.com

A Gruta do Lago Azul é tombada pelo IPHAN, então apenas os ambientalistas e biólogos autorizados tem acesso a água. São 10 milhões de anos e história, por isso existe uma importância muito grande em preservar tudo isso.

Ah, e além da incrível vista, é divertidíssimo ficar decifrando os desenhos curiosos das estalactites e estalagmites.

Gruta do Lago Azul

Informações da Gruta do Lago Azul

Duração: 3 horas
Preço: R$45,00 por pessoa (não está incluso o transfer)
Endereço: 20km do centro de Bonito
Dica: A Gruta de São Miguel fica a 4 km da Gruta do Lago Azul, então recomendamos fazer as duas no mesmo dia

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Bonito
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa hospedagem em Bonito foi uma cortesia do Hotel Pousada Águas de Bonito com apoio da Agência Águas de Turismo e as opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.