A Gruta do Lago Azul é um dos cartões postais mais incríveis da cidade de Bonito.
O lago tem um tom azul tão presente que chega parecer irreal essa magia. E na verdade, a água é cristalina, mas por conta da incidência do sol acontece esse efeito de cores junto com os minerais no fundo do lago. Nós visitamos a gruta no mês de Maio, mas a indicação é ir entre Dezembro e Janeiro para ver o azul ainda mais intenso.
Nos reservamos o passeio para o período da tarde, logo após o horário do almoço. São só 30 minutos de carro do centro até o receptivo da Gruta do Lago Azul e nós utilizamos o transfer da Agência Águas de Turismo para ir até o local.
- Bonito – Flutuação na Lagoa Misteriosa
- Bonito – Conheça o Projeto Jiboia
- Bonito – Mergulho com Cilindro
Gruta do Lago Azul – o cartão postal da cidade
Chegando na Gruta do Lago Azul, você entrega o voucher e fica no aguardo de chamarem o grupo. Algumas orientações e instruções são passadas, você assina um termo de segurança e responsabilidade, e finalmente o guia te fornece uma touca e um capacete para começar o passeio.
Já aviso, não é permitido ir com chinelo, sandália ou qualquer calçado aberto, vá de tênis.
Bom, antes de entrar em contato com a Gruta do Lago Azul, nós caminhamos aproximadamente 10 minutos por uma trilha simples na mata fechada. A emoção de chegar na entrada é INDESCRITÍVEL!
Enquanto o grupo anterior ainda estava lá embaixo, já comecei fazer minhas fotografias, mas logo eles começaram a subir os quase 300 degraus e nós começamos a descer.
A descida é mais fácil que a subida. Vá com bastante atenção com os degraus irregulares. Tem grandes, pequenos, gigantes, largos, curtos, estreitos e por ai vai. Uma corda de apoio auxilia durante o percurso, então é importante ficar com as mãos livres para segurar conforme necessidade.
O guia foi muito atencioso, contou as histórias e curiosidades da Gruta do Lago Azul e mais, ele me ajudou a configurar a câmera para que as fotos ficassem boas. Confesso que sofri bastante com a falta de iluminação lá embaixo.
Eu queria muito chegar pertinho da Gruta do Lago Azul, mas infelizmente não é possível por questões de preservação. Ainda assim alguns mergulhadores tentam descobrir a profundidade do lago, ainda desconhecida e o máximo atingido foi de 87 mt.
A Gruta do Lago Azul é tombada pelo IPHAN, então apenas os ambientalistas e biólogos autorizados tem acesso a água. São 10 milhões de anos e história, por isso existe uma importância muito grande em preservar tudo isso.
Ah, e além da incrível vista, é divertidíssimo ficar decifrando os desenhos curiosos das estalactites e estalagmites.
Informações da Gruta do Lago Azul
Duração: 3 horas
Preço: R$45,00 por pessoa (não está incluso o transfer)
Endereço: 20km do centro de Bonito
Dica: A Gruta de São Miguel fica a 4 km da Gruta do Lago Azul, então recomendamos fazer as duas no mesmo dia
– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Bonito
Nossa hospedagem em Bonito foi uma cortesia do Hotel Pousada Águas de Bonito com apoio da Agência Águas de Turismo e as opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.