O Vale da Lua é considerado um dos principais atrativos e mais inusitados da Chapada dos Veadeiros.
Considerado um dos locais mais antigos do planeta, estima-se que o Vale da Lua tenha pelo menos 600 milhões de anos. Além disso, sua peculiaridade e sua formação rochosa que lembram crateras de um solo lunar, atrai milhares de turistas.
O Vale da Lua é um lugar exótico e único no Brasil. Então aproveitem as dicas e considere incluir este passeio no roteiro de viagem da Chapada dos Veadeiros de vocês. Nós super recomendamos!
- Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros
- Cachoeira Poço Encantado – Chapada dos Veadeiros
- Cachoeira Santa Bárbara – O cartão postal da Chapada dos Veadeiros
Como chegar no Vale da Lua
O Vale da Lua fica em Alto Paraíso de Goiás, na estrada sentindo São Jorge. São 30 km de asfalto e 4 km de estrada de terra. O caminho é bem tranquilo e há uma sinalização, pequena, indicando quando você deve sair do asfalto da GO-239 para entrar na estrada de terra. Para quem já está em São Jorge, são apenas 8 km no sentindo Alto Paraíso de Goiás.
No local, há um estacionamento gratuito, banheiros, água e uma pessoa para nos receber. Aqui é necessário pagar uma taxa no valor de R$20,00 por pessoa.
Eles também solicitam um contato para casos emergenciais e nossa assinatura em um termo de responsabilidade. Isso porque o Vale da Lua é um atrativo com alguns pontos de perigo. Todo ano alguém perde a vida por imprudência, curiosidade excessiva ou por não utilizar calçados apropriados para caminhar nas crateras de pedras lisas e escorregadias.
Explorando o Vale da Lua
A trilha até o Vale da Lua é super fácil de fazer. Caminhamos por cerca de 15 minutos e entre ida e volta são 1.2 km de percurso.
Atenção! Evite acidentes e não vá de chinelos e sandálias.
Mesmo que a trilha seja super simples, nós recomendamos o uso de calçados fechados.
Ao longo do percurso, paramos para registrar alguns do incríveis mirantes e vistas da região. Principalmente a exuberância que é a Serra do Segredo.
Logo que chegamos, a primeira reação é de ficar ali paralisado. Ficamos totalmente sem reação. A vista é tão impressionante que conseguiu tirar o nosso fôlego. Da vontade de sair andando de um canto para o outro e fotografar cada cantinho.
Esse é o cartão postal da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, e ele nada mais é que formações rochosas que foram cavadas ao logos dos seus 600 milhões de anos, formando essa paisagem lunar, com crateras, curvas e superfícies que vão alternando entre os tons de cinza.
Ao longos desses milhares de anos, o talentoso rio São Miguel foi esculpindo e nos presenteou com este perfeito cenário.
No Vale da Lua, há 3 piscinas para banho, porém no período de chuva somente a 3ª fica aberta. Ela tem uma pequena cachoeira, é bem rasinha, mas por conta da correnteza existem cordas de segurança para evitar acidentes.
Lá tem seguranças para instruir os descuidados e também os curiosos. Em nossa visita vimos diversas pessoas passando o limite da corda e escorregando por estarem de chinelo. Apenas evite acidentes, já que com a natureza não se brinca.
Como o Vale da Lua não é um atrativo que precisa do dia inteiro, recomendamos que você inclua no seu roteiro outras cachoeiras. Nós visitamos o Vale da Lua pela manhã, curtimos a tarde na Cachoeira da Raizama e fechamos o dia nas Águas Termais do Morro Vermelho.
Mais informações do Vale da Lua
- Endereço: Rodovia GO-239, km 29, s/nº – Zona Rural, Alto Paraíso de Goiás – GO
- Entrada: R$20,00
- Horário: 7h as 17h
- Estacionamento: Gratuito no local.