Bonito – Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa

Explorar a trilha e cachoeiras na Estância Mimosa foi um dos passeios em Bonito mais divertidos que fizemos nesta viagem.

Recomendo aproveitar e conhecer todos os passeios do Grupo Rio da Prata. Todos são surpreendentes e deixou a gente apaixonada. Além da Estância Mimosa, tem a Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata.

Nós tiramos o dia para aproveitar exclusivamente as atividades que a Estância Mimosa oferece e valeu muito a pena. Na parte da manhã fizemos o passeio de Trilha e cachoeiras, provamos o incrível almoço da fazenda e no final da tarde, já próximo ao horário do por do sol, fizemos o passeio a cavalo.

Cachoeira na Estância Mimosa

Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa

A Fazenda da Estância Mimosa

Chegamos bem cedo, mas antes de iniciar o passeio resolvemos conhecer um pouco da Fazenda Estância Mimosa. A estrutura é linda e cheia de detalhes charmosos. Ela foi aberta somente no ano de 2000, e até hoje preza para que suas atividades turísticas sejam sempre realizadas com o mínimo de impacto ambiental.

A Estância Mimosa oferece um delicioso almoço no fogão a lenha, cultiva sua própria horta, vende o melhor doce de leite que já comi na minha vida, além de oferecer 4 opções de passeios em Bonito.

Conhecemos também os jacarés Toni e Hugo. Eles moram na lagoa da fazenda e são praticamente da “casa”. Claro que eles ficam do outro lado do cercado, mas chamam a atenção de quem passa por ali.

Hugo – o jacaré da Estância Mimosa



Booking.com

As cachoeiras da Estância Mimosa

O passeio da Trilha e Cachoeiras é incrível e vale a pena fazer logo no primeiro horário (bem cedinho). Com duração de 3 horas e meia, o guia controla o tempo de permanecia em cada cachoeiras, variando em torno de 20 minutos, algumas valem a pena ficar 40 minutos, mas para isso na próxima provavelmente você vai ficar somente 10 minutos.

Os grupos são formados sempre por no máximo 12 pessoas e o limite de visitantes por dia é de 156. No nosso dia estávamos em 5 pessoas, o que foi excelente. Eu particularmente gosto de grupos enxutos.

Grupo pronto para trilha das cachoeiras

Para iniciar o passeio, nosso guia levou todos até a sala de equipamentos e lá passou as orientações, nos forneceu o colete salva-vidas e todos assinaram um seguro contra acidentes. Para quem não estava com calçado ideal é necessário alugar as botas de neoprene pelo valor de R$ 5.

A caminhada é muito tranquila, mas existem pontos com escadas de madeira para subir e descer e algumas pontes suspensas. Exige atenção nesses trechos. A trilha tem um total de 3.500 metros com muitas cachoeiras, algumas perfeitas para banho e outras apenas para apreciação. Do percurso de 9 cachoeiras, apenas 2 não entramos.

Trecho com ponte suspensa

Cachoeira do Sinhozinho na Estância Mimosa

Para chegar até a Cachoeira do Sinhozinho nós embarcamos em um barco com a ajuda do guia. É importante permanecer sentando durante todo o trajeto, levantar somente quando o barco estiver 100% parado e sair um por vez, também com o auxílio do guia.

Essa cachoeira chama a atenção por conta da lenda do Sinhozinho, um velho curandeiro que viveu nas margens do Rio Mimoso. Ela é perfeita para banho, tem rochas que dá para sentar, relaxar com as quedas d’águas caindo em suas costas.

Cachoeira do Sinhozinho

Cachoeira do Desejo na Estância Mimosa

Na sequência conhecemos a Cachoeira do Desejo, uma das experiências mais interessante e divertidas do passeio. Após nadar e atravessar a queda d’água, entramos dentro de uma gruta e é lá que seus desejos podem ser realizados.

Diz a lenda que basta você entrar na gruta, olhar para o lado esquerdo no alto e seu desejo será realizado. Tudo vai depender do desejo de cada um. No nosso caso não deu muito certo, mas vocês só saberão conhecendo a cachoeira.

Ficamos um tempo na formação do lago, curtindo a cachoeira, nadando e relaxando. O fundo dela chega a 2 metros, mas dentro da gruta a profundidade diminui. Vai sem medo, com coragem e quem sabe seu desejo será realizado!

Cachoeira do Desejo

Cachoeira do Sai Andorinha na Estância Mimosa

Ao lado da Cachoeira do Desejo, está a pequena Cachoeira do Sai Andorinha. Eu adorei! Praticamente uma hidromassagem natural, rasa e fácil de chegar.

Como ela é rasa e boa parte do tempo ficamos de pé, vale a atenção por conta das pedras soltas no fundo do rio.

Cachoeira do Sai Andorinha

Cachoeira do Salto na Estância Mimosa

Esse passeio em Bonito tem cachoeiras para todos os gostos e essa é dedicada para quem gosta de aventura e emoção. Eu e a Amanda nem cogitamos a possibilidade de subir na plataforma para tirar uma foto, quem dirá saltar, né?

Ninguém do nosso grupo pulou. Também, a plataforma de salto com seus 6 metros de altura e a área de banho chegando a 4 metros de profundidade assusta.

Antes de pular, o guia vai entrar na agua para verificar o local e depois comandar os pulos individuais de cada visitante. É proibido pular de ponta ou rodopiando, a orientação é que você sempre pule de pé, com os braços juntos ao corpo e as pernas fechadas. Também não pode subir no corrimão para pular, tomar distância ou correr para saltar.

Cachoeira do Salto

Cachoeira do Sol na Estância Mimosa

Na Cachoeira do Sol é recomendado que você saiba nadar ou que você entre de colete salva-vidas. A profundidade está acima de 3 metros, mas é também a com maior área para banho. Existem duas plataformas de embarque.

É excelente para quem gosta de praticar natação!

Cachoeira do Sol

Cachoeira do Surucuá na Estância Mimosa

Trecho onde você pode remar o bote. Ótimo para relaxar, fotografar, apreciar e sentir a natureza. Como disse, esse passeio tem cachoeiras para todos os tipos de gostos.

Trajeto de Barco

Cachoeira do Mutum na Estância Mimosa

A última para encerrar nossa trilha de cachoeiras na Estância Mimosa. A Cachoeira do Mutum chega a 2 metro de profundidade, com trechos de rochas onde é possível ficar de pé ou sentado.

O nome é em homenagem a uma ave silvestre comum na região da Serra da Bodoquena, o Mutum de Penacho.

Eloah e Amanda na Estância Mimosa

Almoço na Estância Mimosa

Voltamos na melhor hora do dia, o almoço.

Perfeito. Só isso que preciso dizer. Comida caseira, feita no fogão a lenha, além da deliciosa farofa de cidreira que me deixou apaixonada.

Depois do almoço, não perdemos a oportunidade de raspar o tacho com o melhor doce de leite que já comi na minha vida.

Raspando o tacho de doce de leite

Passeios em Bonito – Quando ir na Estância Mimosa

Esse é um dos passeios em Bonito que pode ser feito durante o ano inteiro, sem preocupação de marcar a viagem e naquele mês em especial encontrar a Estância Mimosa fechada. Não tem melhor ou pior período, mas vai depender das suas expectativas e disponibilidade para conhecer a região.

Durante os meses de dezembro a março, é período de chuvas, então as cachoeiras na Estância Mimosa ficam mais cheias e a vegetação com tons mais esverdeados. Agora se chover muito o passeio pode ser desmarcado.

Já nos meses de maio a agosto, não chove e os rios ficam cristalinos e com muito mais peixes para observação. Nós escolhemos o mês de maio e particularmente achei a época ideal e perfeita para o que buscávamos.

Felicidade defini

Informações do passeio Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa

Duração: 3h30 (três horas e meia)
Preço: R$92,00 (não está incluso o transfer e o almoço)
Endereço: 24 km do centro de Bonito
Dica: Aproveite outras atividades na Estância Mimosa, nós recomendamos o passeio a cavalo.
O que levar: roupa de banho, água, protetor solar, repelente, tênis para trilha e uma troca de roupa e toalha.

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Bonito
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa hospedagem em Bonito foi uma cortesia do Hotel Pousada Águas de Bonito com apoio da Agência Águas de Turismo e as opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.