Hoje vamos contar um pouco sobre o nosso caminhada na Serra de São José.
Sempre tive vontade de conhecer a região histórica de Minas Gerais e este ano quando fomos fazer um trabalho na cidade de São João del-Rei aproveitamos também para conhecer a cidade de Tiradentes. Como o tempo era corrido, não conseguimos conhecer todo o circuito das cidades. Mas com o pouco que vimos já voltamos bem felizes.
Um dos passeios que tivemos o privilégio de fazer a convite do blog Retrip foi o caminhada pela Serra de São José, também conhecia como APA (Área de Proteção Ambiental). A trilha possui vários itinerários diferentes, alguns mais simples já outros nem tanto. Nós fizemos o mais simples que vai apenas até o Mangue.
- Monte Verde – O que fazer e conhecer na cidade
- Pousadas em Monte Verde para uma viagem romântica
- 7 hotéis com jacuzzi no quarto para viagens românticas
Paisagens panorâmicas, caminhos abertos pelos escravos no século 18 para transporte de ouro, montanhas, cachoeira e muita natureza para apreciar na Serra de São José.
Durante a caminhada de aproximadamente 3 horas. Um guia acompanhou o grupo e explicou com detalhes sobre a vegetação da mata atlântica que possui campo rupestre e do cerrado.
Também passamos por um antigo calçamento de pedra feito pelos escravos durante o século XVIII.
A Serra abrange as cidades de Tiradentes, São João del Rei, Prados, Santa Cruz de Minas e Coronel Chavier Chaves.
No final da trilha você recebe a recompensa de uma linda cachoeira, com uma pausa boa para banho. Vamos combinar né, banho de cachoeira é sempre bom e revitalizante, né?
Para aproveitar bem o caminhada da Serra de São José vá com roupas leves, calçado adequado, bastante protetor solar e uma roupa de banho.
Nossa passeio foi uma cortesia da Agência Rumos em Rotas, mas os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência vivida em nossa visita.