Lógico que nós já estamos pensando nas deliciosas sobremesas de ano novo. Como acho muito interessante essas sobremesas que não precisam de prato, garfo e faca pra comer. Como estas tortinhas de blueberry.
Fiz essas lindíssimas tortinhas de blueberry ou mirtilo, como são chamadas aqui no Brasil. Mas lógico que ficam ótimas com cerejas, framboesas, morangos e amoras. Ou porque não com todas juntas? Afinal é época de festa. O que mais gosto nestas tortinhas de blueberry é que você pode realmente preparar com várias outras frutas que vai fazer o mais sucesso. Experimente com pêssegos, ameixas, abacaxi. Quem sabe adicionar umas castanhas?
Elas foram feitas em forminhas de empada pequenas, e é claro que dá pra pra fazer em uma forma grande, porém a ideia aqui, é justamente servir pequenas tortas para que sejam comidas com as mãos.
Receita de Tortinhas de Blueberry
Massa:
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 colher de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal
- 100 g de manteiga em cubinhos gelada
- água gelada
Recheio:
- 150 g de blueberry
- 200 ml de água
- 10 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1/2 fava de baunilha (opcional)
- 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico com framboesa (opcional)
Egg Wash:
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de calda de blueberry
Modo de preparo
Massa:
- Misture a farinha, os açúcares e o sal. Adicione a manteiga aos poucos e vá misturando delicadamente com as mãos sem que a manteiga derreta. Até obter uma farofa.
- Adicione uma colher de sopa de água. E continue misturando com as mãos. Vá adicionando água até que a massa vire uma bola lisa e uniforme.
- Cubra com um filme plástico e deixe descansar em geladeira por 20 minutos.
- Enfarinhe a bancada e divida a massa em seis partes.
- Abra dois discos de cada uma das partes. Reserve.
Recheio:
- Em uma panela pequena, dissolva o açúcar com a água. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe fervendo por uns 5 minutos. Junte as blueberry e as sementes da fava de baunilha.
- Cozinhe até que as frutas comecem a desmanchar. Coe, reserve as frutas e volte a calda para o fogo junto com o vinagre balsâmico até reduzir a metade e ficar bem cremoso.
- Junte 3 colheres de sopa desta calda com as frutas reservadas. E guarde o restante da calda em geladeira. Dura até 30 dias.
- Nesta receita iremos utilizar somente algumas colheradas desta calda. Mas ela pode ser usada para servir com bolo, fruta, sorvete. Ou até mesmo com uma carne de porco assada.
Egg wash:
- Bata a gema do ovo com a ajuda de um garfo. Misture a água e a calda.
Montagem
- Coloque um disco na forminha (utilizei de empada)
- Coloque uma colher de sopa de recheio.
- Cubra com o outro disco.
- Pincele com egg wash.
- Faça furos na massa com um garfo.
- Leve ao forno pré aquecido a 210 ºC até que fiquem douradas. Deve levar uns 10 ou 15 minutos.