Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é um lugar que todos que passam pela cidade tem obrigação de visitar. Ele foi inaugurado em 12/09/1911 no início do centro urbano, junto com o crescimento da indústria e do café. O prédio do engenheiro Ramos de Azevedo é belíssimo. Sua construção têm influência da cultura europeia e foi criado para ser uma casa de ópera no estilo das casas de ópera de Paris. Palco de muitas movimentações artísticas inclusive da Revolução de 22. Até hoje o prédio passou por uma única reforma em 1950 e apenas dois restauros.

Você pode assistir a apresentações de balé, ópera e concertos ou ainda fazer visitas guiadas, que foi o que fizemos neste dia. Acesse o site para saber a programação e os valores.

O Theatro Municipal de São Paulo

– Alugue um carro em até 12x e viaje para São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo

Salão nobre

O salão nobre do Theatro Municipal era usado para festas, bailes e banquetes. Mas ainda hoje pode ser alugado para eventos.

Foi inspirado na Galeria dos espelhos do Palácio de Versalhes. A semelhança é fantástica só que o nosso é bem menor. O salão possui portas de madeira revestidas em latão. As molduras são folheadas a ouro. Uma belíssima pintura no teto feita por Oscar Pereira da Silva que representa a música, o teatro e a dança. O piso é de peroba rosa e pau marfim.

Para preservar as madeiras o piso foi coberto com um carpete dos Irmãos Campana. O salão ainda conta com vitrais alemães, cristais belgas e colunas com mármore nacional de Itupararanga.

Detalhes do Salão nobre

Sala de fumar

Já que há 100 anos as mulheres não podiam fumar na frente de outras pessoas foi criada a sala de fumar, o Fumoir, com lindos móveis Sírios de marquetaria.

Mas é um local fechado para as visitas.

Sala de fumar – Teatro Municipal de São Paulo

Salão dos arcos

É a fundição do prédio. Sua construção original tem 101 anos. Também foi construída para ser um sistema de ar da sala de espetáculos.

Salão dos arcos

Escadarias

Feitas em 3 tipos de mármores italianos, o Carrara, o Siena e o Verona. No topo da escadaria existe a figura de um Sátiro que, na Grécia, representa o nascimento do teatro. Dela pode-se contemplar os Mosaicos de Veneza sobre o Anel de Nibelungo de Richard Wagner.

Escadaria principal do Teatro Municipal de São Paulo

Balcão Nobre

Destinado somente a primeira ordem. Que eram os políticos e barões do café. O Secretário da cultura, o Governador e o Prefeito da cidade têm até hoje o seu balcão próprio.

Balcão Nobre

Sala de Espetáculos

Com aproximadamente 1534 lugares, a sala de espetáculos conta com assentos especiais para obesos e seu acompanhante, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Infelizmente não é permitida o uso de máquinas fotográficas, filmadora, gravadores, celulares e aparelhos sonoros dentro da sala. E claro, pede-se silêncio absoluto durante o espetáculo.

Escadaria principal
Detalhes do Teatro Municipal de São Paulo
Entradas para o espetáculo
Obra do engenheiro Ramos de Azevedo

– Encontre um hotel perfeito em São Paulo

Veja os comentários (4)