Nossa série de postagens sobre a viagem pelos cânions no sul do país continua. Nós começamos a deslumbrar esse cenário incrível pela cidade de São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul e vamos contar tudo sobre a cidade mais fria do país para você.
Nesta viagem nós fomos acompanhadas pela Agência de Viagens Rota dos Canyons. Lá conhecemos o Cânion do Montenegro, Cachoeirão dos Rodrigues, Morro Maracaja e o Desnível dos Rios.
Quero confessar uma coisa para vocês também, antes da viagem nós entramos para academia, porque além de sedentárias, todas nossas viagens anteriores tinham muita praia, muita comida e claro, muita bebida.
- Roteiro de viagem para os Cânions
- Costão da Fortaleza em Praia Grande – Aparados da Serra
- Trilha do Rio do Boi – O interior do Cânion Itaimbezinho
Como chegar em São José dos Ausentes
Pegamos um voo até Porto Alegre e de lá partimos com o apoio da operadora Rota dos Canyons.
Foram praticamente 5 horas de viagem em cerca de 300 km, com diversas paradas durante o percurso. Uma parte da estrada é um pouco complicada, além da serra em si, estava chovendo e com muita neblina. Na ida não conseguimos apreciar a paisagem, mas na volta as vistas foram lindas e ganhamos uma parada para fotografia na pista de voo.
Sobre São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul
São José dos Ausentes é conhecida por sua incrível hospitalidade, pelo turismo rural, pelas fantásticas paisagens e claro pelos cânions e cachoeiras. E foi isso tudo que fomos conhecer e aproveitar na cidade.
Como já falado anteriormente, São José dos Ausentes é considerada a mais fria do país e tem um dos invernos mais rigorosos, chegando a temperaturas abaixo de zero. Mesmo que sua visita aconteça durante o verão, aconselhamos você a levar agasalhos. Nós mesmo passamos bastante frio e tivemos que comprar roupas para aguentar os 3 dias que ficamos lá.
Dicas do que levar na mala para São José dos Ausentes
Até nos meses mais quentes é possível que você precise utilizar roupas mais quentes. Por isso achei fundamental e importante ter essa informação aqui no post. Nós passamos muito frio e tivemos que comprar roupas quando chegamos. E se você for do tipo de pessoa que sente tanto frio como eu, prepare bem a bagagem com roupas quentinhas.
- Camisetas de manga longa
- Calças quentes e confortáveis para os passeios
- Agasalhos confortáveis
- Boné ou toca
- Mochila pequena
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Repelente
- Capa de chuva
- Dois ou três pares de tênis
O que fazer em São José dos Ausentes
Cânion Pico do Monte Negro
Este é ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul e foi o nosso primeiro contato com os cânions. Para chegar no Monte Negro você precisa fazer uma leve caminhada. Chegando lá, ande por toda a borda dos paredões e aproveite muito. Ah, e todos os ângulos rende fotografias incríveis.
Confira aqui a nossa Trilha Cânion e Pico Monte Negro
Cachoeirão dos Rodrigues
Uma trilha fácil, de apenas uns 20 minutos te leva a uma incrível queda de água de 28 metros. A caminhada passa por dentro da fazenda Cachoeirão dos Rodrigues e seu percurso acompanha o rio Silveira.
Desnível dos Rios (Silveira e Divisa)
Essa aventura só a Amanda encarou por conta da travessia do Rio agitado e gelado. Lá de cima, no Morro do Maracajá, é possível ver os dois rios andando paralelamente com apenas 18 km de diferença de altura.
Onde ficar em São José dos Ausentes
O lugar onde vamos passar nossas noites faz toda a diferença na experiência completa da viagem. Nós voltamos bem satisfeita com o carinho e a receptividade dos donos da Fazenda Potreirinhos – Nilda e Chico. E é por isso que super recomendamos que você também fique lá.
Tudo é muito simples e encantador. A Fazenda Potreirinhos começou suas atividades em 1997 com um gerador de energia elétrica, sem telefone e muita luta. Foi só no ano de 2001 que finalmente a energia chegou por lá e a estrutura começou a ganhar um novo formato. Com uma reforma para ter banheiro em todos os quartos e contratação de telefone, internet e TV rural.
Lá provamos todos os sabores da culinária local, todos elaborados pela dona Nilda em seu fogão a lenha. Para nossa surpresa o Olivier também esteve na região e gravou alguns programas com receitas típicas.
Para realizar reservas na Fazenda Potreirinhos basta entrar em contato com eles pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (54) 9977-3482
Nossa viagem foi um convite da Agência de Viagens Rota dos Canyons com apoio do Costão da Fortaleza Lodge, mas as opiniões expressas aqui são livres e pessoais.