Tiradentes é uma cidade tão mais tão pequenininha que dá para fazer um roteiro bacana com os principais pontos turísticos em um único dia. A cidade oferece boa parte das atrações com um passeio realizado a pé e bem tranquilamente. Seu dever é entrar no ritmo da cidade, ficar calmo e virar mineiro por um dia. Nada com pressa, sem acelero, sem olhar o relógio.
Caminhar pelas ruas de casas coloridas é a melhor maneira de conhecer a cidade. Existe também a opção de percorrer a cidade com uma simpática charrete, ou ainda melhor, conhecer as paisagens que cercam o local com um passeio de Maria Fumaça.
Os deliciosos pratos mineiro também não podem ficar de fora e por fim algumas horinhas para compras de artesanatos locais.
- Pousadas em Monte Verde para uma viagem romântica
- Trekking na serra de São José
- As igrejas de São João del Rei
Roteiro de 1 dia em Tiradentes
Caminhe por todo Centro Histórico
Tudo está concentrado no centrinho da cidade. As ruas de pedras, lojinhas de arte, cachaças artesanais, doces mineiros, restaurantes, bares, cafés, igrejas, museus, prédios históricos e as charretes. O centro é o ponto de encontro de Tiradentes e lá você realmente vai entrar no clima e viver um dia como um mineiro.
– Reserve seu hotel em Tiradentes
Vá até Capela de São Francisco de Paula
Depois de conhecer a cidade toda de baixo que tal ter uma vista panorâmica? Em frente à Capela de São Francisco, que foi construída no século XVIII, você tem a melhor vista da cidade, do centro histórico e da Igreja São Francisco de Paula.
A dica é deixar a Capela para o final de tarde e aproveitar para apreciar o pôr do sol que merece belos registros.
Visite a Igreja Matriz de Santo Antônio
A Matriz de Santo Antônio foi construída em 1710 e concluída em 1732. Ela tem características do estilo barraco e é considerada a segunda com maior quantidade de ouro aqui no Brasil. Em 2002 passou por uma restauração e ganhou um show de luzes que acontece sexta, sábado e domingo durante a noite. E o famoso Aleijadinho teve participação nas esculturas da fachada e da porta em meados de 1910.
Conheça o Chafariz de São José
O Chafariz foi construído em 1749 com objetivo de abastecer a vila com água potável e também para uso comum como lavagem de roupas e bebedouro de animais. Ele tem três fontes e é o único do estado com imagem de santo – São José de Botas. Vale a pena a caminhada até lá para conhecer um dos marcos da arquitetura do século 18.
Dê um alô para Estátua de Tiradentes
Foi instalada em 2002 pela Câmara e Prefeitura Municipal como marco dos 300 anos da fundação da cidade. A estátua de Tiradentes retrata o ícone ilustre da história desse cantinho mineiro. Ah, e fica bem pertinho da Igreja Matriz.
Se ainda assim sobrou algumas horinhas, sugiro que aprofunde na história local e vá conhecer outros pontos turísticos interessantes:
- Museu da Liturgia
- Antiga Cadeia Pública
- Casa da Câmara
- Museu de Arte Sacra
- Museu do Automóvel
- Estação Ferroviária
- Centro Cultural Yves Alves
- Prédio da Prefeitura
- Museu Padre Toled
Nós aproveitamos o tempo livre para conhecer a gastronomia local. Que é uma ótima opção para os apaixonados pela comidinha mineira.
1 Comment
Essas cidadezinhas históricas do interior de Minas, deixam a gente com vontade de partir imediatamente pra lá! Excelente Post com aqueles detalhes que não podem faltar. Parabéns por compartilhar!!!