Quando a Páscoa esta chegando a gente sempre pensa numa receita com bacalhau por conta da Sexta Feira Santa. E para este ano, escolhi esta Receita de Risoto de Bacalhau com Abobrinha super fácil de fazer. E o melhor – dá pra fazer com as lascas de bacalhau. O que é uma economia e tanto na hora de fazer as compras.
- Receita de Risoto de Limão Siciliano com Cebolas Caramelizadas
- Receita de Risoto de Shimeji com Alho Poró
- Receita de Risoto de Aspargos
A receita é bem tranquila e a base é a de um risoto simples. A única diferença é que vamos utilizar o liquido do cozimento do bacalhau para cozinhar o arroz.
Como eu disse antes, eu escolhi utilizar as lascas. Sei que não é o ideal e nem o mais gostoso. Mas em tempos de crise, precisamos economizar né? E caso você queira e possa comprar o bacalhau em postas ou o lombo, certeza que sua receita de risoto de bacalhau ficará ainda melhor.
Então basta deixar o bacalhau de molho por 24h na geladeira, trocando a água pelo menos umas 3 vezes. Se você comprar o bacalhau já dessalgado pode pular esta etapa. E depois continuar com a receita.
Este Risoto de bacalhau com abobrinha ficou tão bom que a Eloah nem separou as abobrinhas na hora de comer. Um super avanço.
Se sobrar Risoto de Bacalhau, você pode aproveitar e fazer um ótimo Arancini. Que são deliciosos bolinhos de risoto fritos. Dá uma olhada nesta receita da Rita Lobo.
Ah e lembre de postar a foto do seu prato no Instagram com a nossa hashtag #MarolacomCarambola que vamos adorar curtir o seu post!
Receita de Risoto de Bacalhau com Abobrinha
Ingredientes
- 3/4 xícara de arroz arbóreo
- 2 xícaras de bacalhau em lascas (já dessalgado)
- 1/2 xícara de leite
- 1 cebola pequena em cubos
- 1 dente de alho em cubos
- 1 abobrinha pequena em cubinhos
- 1 litro de caldo de legumes ou de peixe
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 xícara de queijo ralado
- 3 colheres de sopa de manteiga
- sal a gosto
Modo de preparo do Risoto de Bacalhau
Em uma panela pequena, coloque o leite e o caldo, deixe ferver e desligue. Coloque o bacalhau já dessalgado e deixe por 10 minutos. Coe e reserve o liquido. Desfie o bacalhau.
Em uma panela média, aqueça um fio de azeite e refogue o bacalhau rapidamente. Reserve. Coloque mais um pouco de azeite e refogue a abobrinha por uns 3 minutos. Reserve.
Coloque uma colher de sopa de azeite e uma colher de manteiga. Refogue a cebola até murchar, depois refogue o alho. Quando dourar coloque o arroz e refogue por uns 5 minutos. Mexendo sempre.
Adicione o vinho branco, e continue mexendo até secar o vinho. Vá adicionando o caldo reservado do cozimento do bacalhau, concha por concha, aguardando o arroz absorver o caldo antes da próxima concha. Mexendo sempre até que o arroz esteja al dente. Você sabe o ponto quando experimenta e somente o centro do arroz ainda esta firme.
Quando chegar neste ponto, junte o bacalhau e a abobrinha refogada junto com uma concha do caldo. Misture muito bem. Quando o arroz absorver esta última concha, desligue, junte o parmesão, o restante da manteiga. Misture bem até ficar cremoso.