Receita de Sour Cream – Creme azedo

Esta é uma receita a base de cream cheese muito fácil que fica deliciosa para acompanhar um bom chilli mexicano. Existem várias receitas de Sour Cream ou Creme azedo na internet, mas esta é a que faço aqui em casa e a que mais gosto.

O Sour Cream fica bem saboroso e suave, o que combina muito com o picante do Chilli. Outra versão que gosto muito é a com creme de leite fresco no lugar do cream cheese, fica mais suave e aerado. Perfeito para servir em grande quantidade, pois rende muito mais.

Na versão do Sour Cream com creme de leite fresco, bata o creme na batedeira até que fique em ponto de chantilly mole, depois junte o iogurte, o sal e o limão, bata por alguns segundos. Tempere com cominho e sirva. Esta versão fica mais aerada e bem saborosa, mas dura menos tempo na geladeira.

Receita de Sour Cream

Se você quiser comer somente o sour cream, sem chilli ou guacamole, sirva com nachos, tortilhas, como molho de salada, que fica ótimo. Uma dica de molho para salada, é misturar com sour cream já pronto com folhas de hortelã picadas. Fica uma delícia com salada de rúcula e pepino.

Receita de Sour Cream ou Creme Azedo

fácil 5 minutos

Ingredientes

  • 150 g de cream cheese ou 200 ml de creme de leite fresco
  • até 1 pote de iogurte natural (170 a 180g)
  • suco de 1/2 limão
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Com a ajuda de um batedor de arame ou no mixer misture bem o cream cheese com metade do iogurte e o limão até ficar cremoso. Se achar necessário vá adicionando mais iogurte.
  2. Adicione o sal aos poucos, pois o cream cheese já é salgado. Se necessário, coloque mais limão.
  3. Caso queira dar um sabor a mais, você pode temperar o sour cream com cominho – fica uma delicia.
  4. Depois de pronto, deixe na geladeira até a hora de servir.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Sour Cream

Veja os comentários (14)

  • Tá... O que diabos é "um pote de iogurte natural"!? 200ml? 200gr? 1kg? 2L? Não sei... Talvez "pote" seja uma medida padrão que eu deva desconhecer.

    • Olá Bruno.
      Os potes de iogurte natural geralmente tem um tamanho padrão que variam de 170 a 180g.
      De qualquer forma vou melhorar a descrição na receita.

  • Sua receita ficou muito bem explicada. Obrigada por comprtilh-lha conosco.

    • Olá Neiza. Também adoro esta receita. Faço sempre por aqui.

  • Americano é alucinado com sour cream. Tem muita receita com ele. Esta sua versão pode ser usada como ingrediente nos bolos etc. deles?

    • Oi Fernando. Nunca usei esta receita como ingrediente em nenhuma outra. Acredito que dê pra usar sim, mas eu faria a versão com creme de leite fresco e sem o sal, para ter um sabor mais neutro. Dependendo da receita que você for fazer, o cream cheese + sal pode deixar o bolo salgado. Se fizer algum teste me conta.

  • Desculpe a intromissão mas no caso dos americanos, eles usam BUTTERMILK nas receitas e não o sour cream. Usam buttermilk em bolos e biscoitos principalmente.
    O buttermilk vc consegue colocando 1 col sopa de suco de limão (ou vinagre branco) em uma xícara e completando com leite. 10 minutos e está pronto p/ ser usado.
    Mas pdoe usar iogurte qdo a receita pedir.

    • Obrigada pela dica Ana. Nunca fiz com buttermilk, então o iogurte supre e fica super saboroso. Vou testar sua dica numa próxima. Obrigada.

  • Adoro comida mexicana e ainda não tinha visto uma receita do sour cream com cream cheese. Vou fazer, com certeza mas fiquei com uma dúvida no caso de usar o creme de leite fresco; é preciso bater antes de usar ou ele entra líquido mesmo?
    Adoro as receitas e dicas que colocam aqui...

    • Oi Ana. Eu adoro a receita com cream cheese. Acho que fica muito gostoso e a textura tb é ótima. Sobre o creme de leite, sim. Vc dá uma leve batida nele, ele vai crescer e ficar mais aerado. Depois vc coloca o restante dos ingredientes indicados. Fica super leve e a textura tb é ótima.

    • Oi Helena. Aqui nós comemos em 2 dias. Acredito que até 3 dias ainda fique bom.