Esta receita de ragú de carne com polenta é super fácil de fazer. Usamos músculo e uma polenta instantânea que fica pronta em 2 minutos.
Não vou mentir pra vocês, faz muito tempo que queria fazer esta receita de ragú pra colocar aqui no blog. E esse frio que chegou aqui em São Paulo era o que faltava pra eu finalmente fazer isso.
Como toda receita de ragú de carne, esta também leva um tempo maior para ficar pronta, até porque a carne que escolhi foi o músculo e ele demora bastante para cozinhar.
Eu fiz na panela de pressão elétrica, o que facilita muito o preparo. Primeiro porque a panela de pressão elétrica já tem o timer com o tempo para o preparo do músculo, no caso da minha 50 minutos. Segundo porque ela desliga, então a gente não corre o risco de secar o líquido e queimar a carne.
Pra quem vai fazer o ragú na panela de pressão comum, é só seguir o passo a passo igualzinho coloquei no modo de preparo. Já quem vai fazer na panela elétrica, no passo 6 é só programar no timer a opção músculo (ou carne se for usar outro corte) e ficar tranquila. No final do programa basta retirar a pressão, abrir a panela, colocar o timer 15 minutos e deixar cozinhar com a panela aberta o restante do tempo.
E pra quem quiser, e tiver tempo de fazer fora da pressão, o tempo de cozimento é de mais ou menos 3h30, mas vale a pena. Basta ir mexendo as vezes e se necessário adicionar mais caldo durante o processo.
Como eu disse, eu fiz este ragú com músculo, mas também da pra fazer com costela, peito ou acém. O importante é ser um corte que tenha a gordura entremeada a carne, sabe? Aquelas que levam mais tempo pra cozinhar.
Para a polenta usei uma instantânea que fica pronta bem rápido, mas se você quiser aquela polenta bem lisinha o melhor é optar pelo fubá. Ele demora cerca de 30 minutos para cozinhar e precisa ser servido na hora, pois ela endurece quando esfria. Então é só calcular o tempo para que o ragú e a polenta fiquem prontos ao mesmo tempo.
Receita de Ragú de Carne
Ingredientes
- 500 g de músculo em cubos médios
- 1 cebola grande em cubos
- 1 cenoura pequena em cubos pequenos
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates italianos sem pele picados
- 3 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1/2 xícara de vinho tinto
- caldo de legumes (quente)
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- orégano a gosto
- óleo para refogar
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Esquente um pouco de óleo em uma panela de pressão em fogo baixo.
- Doure a carne aos poucos reservando em um prato conforme forem ficando dourados.
- Se necessário, aqueça mais um pouco de óleo e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura, doure por uns dois minutos. Acrescente o alho picado e deixe dourar. Junte o tomate e refogue até começar a derreter.
- Volte a carne para a panela, misture bem. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.
- Adicione o extrato de tomate e o vinho tinto. Misture bem. Cubra com o caldo de legumes somente até a altura da carne.
- Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. Espere sair a pressão, abra a panela, se necessário coloque mais caldo de legumes, verifique o ponto da carne, precisa estar bem macia. Desmanchando. Se não tiver, volte por mais 10 minutos.
- Deixe cozinhar por mais 15 minutos com a panela aberta e mexendo as vezes. Finalize com a salsinha.
Veja os comentários (2)
Nunca comi ragú, de onde vem o nome desse prato, você sabe?
Olá Camargo, vem da palavra ragoût que em francês significa ensopado. =)