Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera e Cebolas Caramelizadas

A receita de hoje foi pensada para aqueles dias que você quer uma receita diferente, saborosa e feita para impressionar. Uma receita de quiche de queijo gorgonzola com pera, cebolas caramelizadas e bacon.

A combinação de queijo gorgonzola e pera é muito clássica e não tem erro. E se adicionar um toque de nozes pra completar ela consegue ficar ainda mais incrível.

Para preparar esta quiche de queijo gorgonzola, utilizamos o Gorgonzola Dolce da Vito Balducci. Este Gorgonzola Dolce é um queijo azul, produzido em Novara que fica na região de Piemonte, no norte da Itália. É importado para o Brasil pela Allfood Importadora.

Ele é feito com leite de vaca, tem maturação mínima de 50 dias, possui o selo D.O.P (Denominação de Origem Protegida) regulamentado pelo Consórcio de Gorgonzola.  Somente os queijos produzidos na Itália e com o selo é que podem ser considerados autênticos gorgonzolas.

O Queijo Gorgonzola Dolce da Vito Balducci é super macio, tem um sabor suave, porém bem acentuado. Harmoniza muito bem com vinhos de sobremesa e com cervejas fortes como as Stouts e Porters.

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera

Fazer uma quiche de queijo bem feita não é tão simples, mas também não é um bicho que sete cabeças. A receita exige bastante paciência e atenção aos detalhes.

A massa para quiche é um tipo de massa quebradiça, onde usamos o método sablage para prepará-la. Este método consiste em misturar a manteiga fria na farinha, formando um granulado parecido com uma “areia molhada”. A manteiga deixa a farinha impermeabilizada e isso evita que a farinha absorva o líquido rapidamente, assim a massa fica mais consistente.

Uma atenção que precisa ser tomada, é que esta massa precisa de momentos de descanso na geladeira para que fique bem crocante. Como ela tem muita manteiga, toda vez que manuseamos a massa, a manteiga começa a derreter, por isso ela precisa ir para a geladeira.

A massa também precisa ser pré-assada com pesos antes do recheio ser adicionado. Fazemos isso para que ela não crie bolhas na hora de assar e também ajuda na textura final, resultando em uma massa bem crocante e sequinha. 

Aqui em casa eu tenho 1 kg de feijão cru separado somente para pré-assar massas de torta. Você também pode usar outros grãos como arroz e lentilha. No mercado também existem esferas de cerâmica próprias para esta finalidade.

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com pera e cebolas caramelizadas

A combinação de queijo gorgonzola com pera e nozes é super clássica e funciona muito bem. A massa amanteigada, crocante e que desmancha na boca, junto com o recheio levemente adocicado pela pera e pela cebola com o salgado do bacon e o delicioso gorgonzola dolce só ajudam a transformar esta quiche de queijo gorgonzola num prato perfeito para um jantar especial.

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera e Cebola Caramelizadas

Ingredientes da Massa para quiche

  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga sem sal em cubos gelada
  • até 1/4 xícara de água gelada
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 50 g de nozes processadas

Ingredientes da Quiche de Queijo Gorgonzola

  • 1 massa para quiche
  • 1/2 xícara de bacon em cubos médios
  • 150 g de Queijo Gorgonzola Dolce Vito Balducci
  • 2 peras portuguesas cortadas em cubos grandes
  • 1 cebola grande fatiada
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Massa para quiche

  1. Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Acrescente a manteiga em cubos e com a ponta dos dedos vá misturando até obter uma farofa grossa. Com aparência de areia molhada. Junte as nozes e misture.
  2. Acrescente a água aos poucos e vá misturando até que fique uma massa homogênea que você consiga formar uma bola com ela. Embrulhe com um papel filme. Leve para a geladeira de 20 a 30 minutos.
  3. Passe a massa aos poucos para uma forma canelada de 28 cm, modelando a massa no fundo e laterais dela. Leve para a geladeira por 10 minutos.
  4. Faça furos por toda a base da massa com a ajuda de um garfo, cubra com papel manteiga ou alumínio e coloque os pesos por cima (eu usei 500 g de feijão cru).
  5. Leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos. Retire a massa do forno, remova os pesos com cuidado e espere esfriar.

Recheio da Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera

  1. Em uma frigideira larga, coloque o bacon e leve para o fogo baixo. Frite o bacon até que ele comece dourar e soltar a gordura. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal.
  2. Em fogo médio, vá caramelizando a cebola até que ela fique bem dourada. Se necessário, diminua o fogo, misture bem e aumente novamente. Aqui você precisa tomar cuidado para não queimar a cebola e sim caramelizar lentamente. O processo pode levar 15 minutos. Assim que chegar no ponto, reserve.
  3. Na mesma frigideira, derreta a manteiga e coloque a pera. Polvilhe o açúcar mascavo e cozinhe por 5 minutos mexendo as vezes. A pera deve ficar macia, mas não pode desmanchar. Reserve.
  4. Em uma jarra ou tigela alta, coloque o creme de leite fresco e os ovos. Bata com um fouet até que esteja homogêneo. Tempere com sal e pimenta, misture e reserve. Cuidado com o sal nesta hora, pois o bacon e o queijo já são salgados.

Quiche de Queijo Gorgonzola com Pêra

  1. Depois da massa pré-assada e já fria. Coloque 1/3 das cebolas caramelizadas com bacon espalhando por toda a massa. Junte as peras e espalhe da mesma forma. Adicione o Queijo Gorgonzola Dolce Vito Balducci em pedaços.
  2. Cubra com a mistura de ovos com creme de leite fresco. Coloque o restante da cebola e do bacon por cima.
  3. Leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos ou até que o recheio esteja dourado e firme.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera, cebolas caramelizadas e bacon
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera, cebolas caramelizadas e bacon
Este é um publipost – porque não vivemos de ar e água.