Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Um pão de batata doce roxa com miolo super macio e casquinha bem crocante. Além de lindo, este pão é delicioso e faz um super sucesso.


A primeira coisa que preciso falar sobre este pão de batata doce roxa é que ele foi inspirado na musa das fotos mais incríveis do Instagram, a Fran do @flamboesa. Ela ganhou de presente umas batatas doces roxas e conseguiu quebrar a internet com um dos pães mais bonitos que estes olhos já viram. Além do pão super fofinho ela também fez um pão recheado, um homus e um doce de batata doce que ficou uma lindeza só. 

Agora falando sobre este pão de batata doce roxa que eu fiz. A ideia aqui era ter um pão mesclado, com partes roxas e brancas na massa, e deu super certo. Para este efeito eu dividi a massa em duas e misturei a batata doce somente em metade. Depois juntei as duas e fiz as dobras.

Receita de Pão de Batata Doce Roxa


E por falar em purê de batata doce, a gente precisa precisa que o purê tenha o mínimo de água possível. Para isso eu cozinhei a batata doce com a casca, esperei amornar e só depois descasquei e amassei. Algumas pessoas cozinham a batata no microondas ou até mesmo assam no forno. Também dá certo, mas eu acho que a textura fica um pouco mais firme.

A escolha do fermento: eu usei Levain pra fazer este pão (aprenda a fazer o seu aqui), mas você pode sim usar o fermento biológico seco. O que pode mudar aqui é o tempo. Você pode diminuir as pausas de descanso na massa pela metade mais ou menos ou fazer o mesmo tempo, porém na geladeira. 

Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo (coloquei 30 g de farinha integral)
  • 200 ml de água
  • 5 g de sal
  • 100 g de purê de batata doce roxa
  • 150 g de levain refrescado ou (5g de fermento biológico seco)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande coloque a farinha e a água. Misture bem até que a farinha tenha absorvido toda a água. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente.
  2. Junte o levain e o fermento na massa. Misture bem até incorporar. Deixe descansar coberto por 30 minutos.
  3. Adicione o sal, misture bem e divida a massa em duas partes.
  4. Borrife um pouco de água na bancada e abra uma das massas num quadrado de aproximadamente 20×20 cm. Espalhe o purê de batata roxa por cima da massa e vá dobrando a massa sobre ela mesma até incorporar o purê. Deixe as duas partes da massa descansando por 30 minutos.
  5. Abra as duas massas num retângulo de 20×20 cm e coloque uma sobre a outra, a com purê de batata e a branca. Faça a pré modelagem do pão e deixe levedar por 1 hora em uma tigela.
  6. Faça 4 dobras na massa, girando a travessa 90º a cada dobra, assim você terá dobrado os 4 lados. Espere 30 minutos e faça as dobras mais uma vez. Deixe descansar mais 30 minutos.
  7. Modele o pão no formato de sua preferencia e transfira para um banetton com as dobras para cima. Leve para a geladeira, coberto com um plástico, por pelo menos 12h.
  8. Preaqueça o forno a 220 ºC por 20 minutos com a panela que será usada para assar o pão dentro dele.
  9. Passados os 20 minutos, retire a massa da geladeira, transfira para um pedaço de papel antiaderente. Enfarinhe a parte de cima, faça os cortes da maneira que gostar e passe a massa para a panela já quente.
  10. Asse por 20 minutos com a panela tampada e mais 20 minutos sem a tampa.
  11. Espere esfriar antes de cortar.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Veja os comentários (1)