Estamos chegando no inverno, e junto com ele a época do pinhão. Existem diversas receitas com ele, mas resolvi começar por uma bem fácil, a Farofa de Pinhão.
Como vocês já sabem, aqui no blog eu sempre tento colocar receitas práticas e que geralmente que ficam prontas em até 40 minutos.
E quando escolhi fazer esta farofa, já pensei – Vocês terão que cozinhar e descascar o pinhão, que não é uma tarefa muito rápida (apesar de fácil), então o que eu posso fazer pra tornar esta farofa de pinhão mais fácil e prática de fazer?
Foi neste momento que pensei na milharina. Ela é uma farinha de milho pré cozida, e que fica pronta em 3 minutos. É aquela que usamos pra fazer o cuscuz nordestino, feito no vapor, sabe?
O único porém, é que a gente precisa dar uma leve hidratada nela para que ela cozinhe. Por isso, peço na receita 1/4 de xícara de caldo de legumes, que claro que pode ser substituído por água.
É só ir colocando bem aos poucos pra não encharcar e virar uma polenta ao invés de uma farofa. O vapor que o liquido faz já é suficiente pra cozinhar a farinha.
De resto é tudo muito simples, eu usei uma linguicinha defumada, mas você pode usar calabresa, bacon ou até carne seca. Use a criatividade e seja feliz.
Receita de Farofa de Pinhão
Ingredientes
- 1 1/2 de milharina (farinha de milho pre cozida)
- 1 linguicinha defumada em rodelas (ou o equivalente de calabresa em cubos)
- 1 cebola pequena em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara de pinhão cozido em rodelas
- 1 pimenta dedo de moça picado e sem sementes
- salsinha picada a gosto
- sal e pimenta a gosto
- 1 pitada de orégano
- 1/4 xícara de caldo de legumes (pode usar água)
- 1 colher de sopa de óleo
Modo de preparo
- Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a linguiça até dourar. Junte a cebola, refogue por alguns minutos e junte o alho.
- Quando o alho dourar, adicione o pinhão em rodelas e a pimenta dedo de moça e refogue por alguns instantes.
- Coloque a milharina, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Junte uma colherada do caldo, e vá mexendo até que a farinha esteja cozida. Se necessário, coloque mais um pouco de caldo. Você saberá que a farinha cozinhou quando provar um grão e ele estiver macio.
- Junte a salsinha picada, misture bem e sirva.
Compre para a sua cozinha
Veja também: Receita de Farofa de Pinhão com Bacon do Everson – Que tal Cozinhar?