Se é a sua primeira viagem para Campos do Jordão, não se preocupe! Nesta matéria nós separamos dicas de passeios em Campos do Jordão para você criar seu próprio roteiro e desfrutar toda a variedade que o destino proporciona.
A cidade esta recheada de roteiros de aventura, lazer, gastronômico, para famílias com crianças, românticos, para descansar, culturais, de entretenimento, até os mais badalados e tradicionais. Agora, já vale mencionar que independente do roteiro escolhido para a sua viagem em Campos do Jordão, tudo terminará na Vila Capivari. É lá que estão concentrados os melhores restaurantes, lojas, cafés e bares da cidade.
- Chalés em Campos do Jordão para relaxar com conforto e privacidade
- O que fazer em Campos do Jordão – Roteiro para um fim de semana
- Campos do Jordão com crianças – 10 passeios para se divertir com a família
- Hotéis e pousadas baratas em Campos do Jordão
Conheça os melhores passeios em Campos do Jordão
Pensar nas possibilidades sobre o que fazer em Campos do Jordão pode variar desde os passeios mais típicos de uma cidade de interior, como o bondinho e o teleférico, até os tours cheios de adrenalina, como o de quadriciclo e as trilhas com cachoeiras.
Aqui nesta matéria nos separamos os principais passeios em Campos do Jordão divididos pelas regiões da cidade. Já adianto, que com 2 ou 3 dias é possível conhecer muito do que recomendamos abaixo.
Gavião Conzaga
- Portal de Campos do Jordão: é um dos principais pontos turísticos em Campos do Jordão.
- Jardim Amantikir: é um parque composto por 28 jardins de influência de diversas partes do mundo e com mais de 700 espécies de plantas. Considerado um dos melhores passeios de Campos do Jordão, faz jus a sua fama. São 60 mil m² para aproveitar com calma, apreciar, caminhar e fazer muitas fotografias. Simplesmente incrível!
- Vista Chinesa (Belvedere): é um mirante contemplativo, com vista magnífica para as montanhas que envolvem o Vale do Lajeado.
- Mãostiqueiras: com objetivo de reconhecer a lã como matéria prima, lá você vai conhecer o passo a passo da produção da lã, desde as tosquias até a costura. O projeto oferece oficinas para todos os públicos e também tem um museu de lã.
- Tarundu: conta com mais de 33 atividades de lazer em contato com a natureza. Tem pista de patinação no gelo, mini golf, arco e flecha, arborismo, air games, bóia cross, passeio de balão, passeio a cavalo, tirolesa e muito mais atividades para adultos e crianças.
- Fazendinha Toriba: um dos melhores passeios em Campos do Jordão para a criançada. Elas entram em contato direto com a natureza, podem tocar, alimentar e tirar fotos com diversos bichinhos. Tem galinhas, ovelhas, coelhos, cabras, gansos, marrecos, patos, pôneis, vaquinhas, porquinhos-da-índia e até javalis. O local ainda conta com área de pequinique, bosques, horta orgânica, lago de pescas e trilhas.
Serra Velha
- Villa Dom Bosco: perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, oferece opções de lazer, trilhas e bosques. Além disso tem a hospedagem e oferece retiros.
- Baden Baden: já faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão, o tour na cervejaria mostra as etapas de fabricação da cerveja artesanal e no final você tem direito a uma degustação.
Alto da Bosta Vista
- Mosteiro São João: um belo lugar de paz em meio a natureza, onde as Monjas Beneditinas recebem visitantes para realizar passeios tranquilos.
- Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro: o maior museu a céu aberto da América Latina abriga 85 esculturas da artista polonesa radicada no Brasil, sendo 43 em bronze, 40 em cimento branco e 2 em granito. Além disso, você pode conhecer o famoso auditório que recebe todo ano o Festival de Inverno.
- Palácio Boa Vista: conhecido também como Palácio do Governador, é um monumento público e centro cultural que abriga um acervo com mais de dois mil objetos de arte. São pinturas, esculturas, pratarias, porcelanas, peças religiosas e mobiliários datado dos séculos XVII ao XX. Atualmente oferece visitas guiadas e gratuitas.
Abernéssia
- Mercado Municipal: com arquitetura características dos anos 50 para os 60, é um lugar onde o turista pode encontrar diversos produtos e comidinhas locais.
- Igreja Matriz de Santa Terezinha: com mais de 80 anos de história, é uma das construções mais antigas da cidade.
- Capela São Vicente de Paulo: outro templo histórico, com destaque para os vitrais elaborados nos anos 40 por artistas Espanhóis.
Pedra do Baú
- Gruta dos Críoulos: localizada na estrada da Campista, a gruta é conhecida pelas antigas lendas de escravos. Vale a pena conhecer.
- Pedra do Baú: localizada a 1950 m de altitude, tem formas notáveis e uma vista 360° de São Bento do Sapucaia, do Vale do Paraíba e do sul de Minas. Perfeito para quem curte fazer trilhas.
Jaguaribe
- Igreja Nossa Senhora da Saúde: construída sobre a primeira capela da cidade. No seu interior tem um mural pintado pelo famoso artista Expedito Camargo Freire. Na praça em frente a igreja, você também pode conhecer uma das esculturas da Felícia Leiner.
- Casa da Xilogravura: aberta em 1987 o museu preserva centenas de gravuras de mais de 400 xilógrafos.
Capivari
- Vila Capivari: é onde você vai encontrar o burburinho da cidade. Lá estão concentrados os melhores restaurantes, lojas, cafés e bares da cidade.
- Teleférico: primeiro sistema de monocabo aéreo instalado no Brasil e até hoje o passeio mais tradicional de Campos do Jordão.
- Pedalinhos: são 16 pedalinhos em formato de cisne para você relaxar e contemplar a natureza.
- Morro do Elefante: não é à toa que é uma das melhores vistas de Campos do Jordão. São 1800 metros de altitude e de lá é possível ver toda a parte central da cidade e as montanhas da Serra da Mantiqueira.
- Parque dos Elefantes: a entrada é gratuita e no parque você pode tirar fotos com diferentes esculturas. Tem um belo letreiro de Campos do Jordão, a fonte do elefante de ouro, a ponte da memória, entre muitos outros.
- Mini Golf: os jogadores terão de passar por diversos obstáculos criativos até chegar no topo de uma pirâmide. São 7 tentativas para acertar os 18 buracos. Indicado para todas as idades.
- Passeio na Natureza: muita emoção e adrenalina nas trilhas exclusivas de quadriciclos pelos visuais inesquecíveis de Campos do Jordão.
- Centros de memória ferroviária: apresenta a história da construção da ferrovia, com exposição de peças originais, fotografias, ferramentas, miniaturas e muito mais.
- Parque da Floresta Encantada: espaço para crianças e adultos com casinhas temáticas baseadas nos contos de histórias infantis, entre elas: Casa do Papai Noel, Casa das Bruxas, Casa dos Gnomos, Casa dos Coelhos, Casa do Fantasma, Casa da Branca de Neve, entre outras.
Horto Florestal
- Centro de Turismo Equestre: numa região tranquila, você pode fazer passeios de charretes e de cavalos.
- Borboletário Flores que Voam: inaugurado em 2007, abriga cerca de 35 espécies de borboletas nativas da região e é um dos raros borboletários com acesso ao público aqui no Brasil.
- Horto Florestal: ocupa um terço do município e é um passeio ideal para se fazer em família ou para quem busca momentos cercado de natureza.
- Gård Cervejaria: localizada logo após a entrada do Horto Florestal, é perfeito para os amantes de cerveja artesanal ou para aqueles que querem provar uma boa cerveja da Serra da Mantiqueira.
Pico do Itapeva
- Bosque do Silêncio: local para prática de arborismo, paintball, mini golfe, tirolesa, passear, caminhar ou simplesmente tirar um cochilo em uma das redes espalhadas pelo bosque.
- Ducha de Prata: é um dos passeios em Campos do Jordão mais tradicionais. São cascatas artificiais em meio a natureza que rende belas fotos. No local também tem várias lojinhas que vendem artesanatos, malhas e os tradicionais chocolates da cidade.
- Parque do Pico do Itapeva: tem vista para as Montanhas da Serra da Mantiqueira e as cidades do Vale do Paraíba. É uma das parada obrigatórias em Campos do Jordão. O local possui varias atrações como o jardim de lavanda francesas, passeio o cavalo e um circuito de Mountain bike.
1 Comment
Pingback: O que fazer em Campos do Jordão: Dicas e Roteiro de Viagem