Em sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, reserve pelo menos 2 dias para explorar e conhecer o centro do Rio de Janeiro. Vale muito a pena!
Sempre que eu pensava no Rio de Janeiro, imaginava apenas Corcovado, Pão de Açúcar, praias, trilhas e mirantes. Porém, em minha última visita, conheci o lado cultural e histórico da cidade.
Lá existem muitos atrativos e roteiros diferenciados para fazer. Desde prédios e igrejas históricas até os museus de arte e tecnologia. Infelizmente não conheci tudo, mas pretendo voltar em breve para visitar o que ficou pendente.
Enquanto isso, confira as dicas que trouxe do centro do Rio de Janeiro para vocês!
- O que fazer no Rio de Janeiro além das praias
- 7 lugares para viajar no Carnaval
- As 7 melhores praias do Rio de Janeiro
Passeio histórico pelo centro do Rio de Janeiro
Tour Pequena África
O Tour Pequena África acontece na Zona Portuária do Rio de Janeiro, e eu gostei bastante de conhecer. Durante o trajeto conhecemos o Largo São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo, o Cais da Imperatriz, e por último o Instituto de Pesquisa e Memorial Pretos Novos.
O trajeto é todo gratuito, mas é fundamental que você contrate um guia para conhecer os detalhes, as histórias e curiosidades locais. O nosso foi o guia Leandro e você pode reservar com ele através do e-mail leandrom.machado@uol.com.br.
Atrativos culturais do centro do Rio de Janeiro
Museu de Arte do Rio
Porque não incluir um museu em seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro? O Museu de Arte do Rio fica no histórico e tombado Palacete Dom João VI. Em 2013, antes da inauguração, passou por uma reforma e foi conectado com o segundo prédio mais moderno ao lado.
A visita ao MAR acontece de um jeito inusitado. Primeiro você acessa o prédio principal de elevador, e subindo até o último andar, é possível ter uma vista incrível para o Museu do Amanhã. Lá acessamos o segundo prédio e começamos a visita de cima para baixo (do último ao primeiro andar).
Cada andar tem uma exposição diferente, e dependendo do seu nível de interesse por cada uma delas, em pelo menos 2 horas é possível conhecer tudo. Aos apaixonados por arte, umas 3 horas deve passar voando dentro do Museu de Arte do Rio.
Praça Mauá, 5
Museu do Amanhã
A nova sensação do Rio de Janeiro sem dúvida é o Museu do Amanhã, e particularmente eu achei imperdível. Até para você que não gosta de visitar museus, ele não tem nada de tradicional, muito menos obras de arte e quadros espalhados pelas paredes.
O Museu do Amanhã é um ponto turístico para ser apreciado tanto do lado de fora como do lado de dentro. Sua arquitetura realmente impressiona. E dentro do museu, muita tecnologia, interatividade e criatividade.
Lá eu aprendi muito sobre ciências e todas as mudanças que estão acontecendo e impactando o nosso planeta. Um pouco sobre mudanças climáticas, crescimento da população, como será o amanhã e como nosso planeta sobreviverá a algumas ações humanas.
O amanhã é hoje. E hoje é o lugar da ação.
Praça Mauá, 1
Boulevard Olímpico – Mural Etnias
O Boulevard Olímpico é o novo ponto turístico do Rio de Janeiro. E um dos atrativos que eu estava ansiosa para conhecer era o Mural de Etnias, do artista Eduardo Kobra.
O Mural Etnias foi criado para as Olimpíadas em homenagem aos primeiros habitantes de cada um dos 5 continentes. Ele tem 15 metros de altura e 170 metros de comprimento. É tão impressionante, que entrou para o Guinness como o maior grafite do mundo!
Vale a pena ir conferir essa obra de perto.
Av. Rodrigues Alves, 335
AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Mais uma atração nova no Rio de Janeiro, e mais um motivo para você fazer um roteiro no centro do Rio de Janeiro.
O AquaRio abriu em novembro de 2016 e sua proposta é oferecer ao público a oportunidade de conhecer diversas espécies marinhas, claro, sem maltrata-las.
Reserve um bom tempo para conhecer os 28 tanques do circuito. São 5 andaremos e um total de 26 mil m², com aproximadamente 350 espécies para conhecer.
Eu sinceramente vou tentar voltar durante a semana em uma próxima visita ao Rio de Janeiro. Fui no sábado e estava impraticável a quantidade de visitantes aglomerada nos tanques. E mesmo com o agendamento de horário, achei o lugar lotado e totalmente desconfortável.
Via Binário do Porto, 194
Roteiro do Centro do Rio de Janeiro:
Nossa viagem ao Rio de Janeiro foi um convite do Belga Hotel via MMA Comm e ABBV, mas os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência vivida em nossa visita.