É no Parque Estadual da Pedra Azul que está um dos mais belos cartões postais do Espírito Santo, a charmosa Pedra Azul.
Localizado no município de Domingos Martins, 90 km de Vitória, é um passeio indispensável. Inclusive, ouso dizer que esse foi um dos melhores passeios da nossa viagem de 5 dias no Espírito Santo.
O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado no ano de 1991 com objetivo de proteger o patrimônio natural da região, considerada um dos três melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do País.
Além disso, a Pedra Azul é o símbolo da região. Sua formação rochosa de granito tem 1822 metros de altura e o parque em si tem 1240 hectares, porém só 5% está aberto para visitação do público.
- O que fazer em Vitória – Espírito Santo
- Dicas de hotéis em Vitória à beira-mar
- O que fazer no Espírito Santo – Roteiro de 5 dias
O que fazer no Parque Estadual da Pedra Azul
Você pode fazer uma visita rápida para conhecer o entorno do parque, entrada gratuita, ou escolher uma das 4 opções de trilhas.
A idade mínima é de 8 anos e todas elas exigem o acompanhamento de um guia. Por isso é necessário agendar seu dia e horário por telefone com pelo menos 24 horas de antecedência. Nós não fizemos nenhuma das trilhas, mas recomendo que você faça pelo menos uma, né?
Tem a Trilha do Lagarto, mais simples e curta com 480 metros. A Trilha da Pedra Azul, com 945 metros que vai até a base da pedra, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande. A Trilha das Piscinas com 1250 metros e um trecho de escalada. E por fim, a Trilha do Pico da Pedra Azul com 2500 metros, indicada exclusivamente para aventureiros profissionais.
Informações úteis do Parque Estadual da Pedra Azul
- Endereço: Rota do Lagrato (Rodovia Angelo Girardi), Km 2
- Telefone para agendamento: (27) 3248-1156 ou (27) 99739-8005
- O parque está aberto para grupos de terças, quintas e sextas e para todo tipo de visitante nos finais de semana. Às segundas e quartas o parque é fechado.
Nosso passeio foi guiado pelo recomendadíssimo Guia de Turismo Marcelo Ribeiro.