Receita de Pão Recheado de Nutella

Não dá pra negar: nós adoramos Nutella! Ela fica ótima com frutas, torradas, sobremesas e pães. E desta vez, ela veio nesta receita de pão recheado de Nutella.

Para que o seu pão fique perfeito, você precisa ter paciência. Ela é um pouco demorada, mas você pode fazer com fermento biológico seco que fica mais rápida.

A principal dica para qualquer receita de pão, é prestar atenção na temperatura do dia. Nesta receita de pão recheado de Nutella, eu peço água morna, quase fria. Mas se o dia estiver muito frio, vale a pena esquentar um pouco mais a água. E se estiver muito calor, use em temperatura ambiente.

Outra dica é que não adianta colocar um MOOOONTE de nutella. O pão não vai assar direito e a nutella vai escorrer e queimar. Vale mais a pena você servir com o pote ao lado, e quem quiser, é só passar mais um pouco.

Pão Recheado de Nutella

Quando seu Pão Recheado de Nutella estiver pronto, você precisa retirar do forno e esperar amornar antes de cortar. Esta etapa ajuda o pão terminar de assar e ficar bem macio por dentro.

Ah e você também pode fazer esta receita com outro recheios, é só lembrar que o recheio precisa ser cremoso e que possa ir ao forno sem problemas. Como o doce de leite e a goiabada.

Além disso, você também pode fazer o Pão Recheado de Nutella e colocar um pouco de avelãs trituradas. Dá uma crocância maravilhosa.

Pão Recheado de Nutella

Receita de Pão Recheado de Nutella

Ingredientes

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água morna, quase fria + 1 col de sopa
  • 1 col de sopa de açúcar
  • 1 col de chá de sal
  • 100 g de levain (ou 10 g de fermento biológico seco)
  • 200 g de Nutella ou outro creme de avelã
  • 1 gema

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, junte o fermento com 1/4 da água e o açúcar, misture e reserve por 10 minutos. (No caso do fermento seco ele deve espumar)
  2. Na tigela da batedeira, misture a farinha e o sal. Junte o restante dá água e a mistura de fermento. Leve a massa para a batedeira com o gancho e bata por 5 minutos em velocidade baixa. Depois aumente para velocidade média e bata por mais 10 minutos.
    Caso você vá sovar na mão, sove até que a massa esteja lisa e elástica.
  3. Unte levemente a tigela com óleo e coloque a massa dentro. Cubra com papel filme e deixe ela descansar e crescer em local aquecido (dentro do forno desligado, por exemplo) por pelo menos 4h. Ou até que dobre de tamanho. (O fermento seco leva cerca de 1h)
  4. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e abra com a ajuda de um rolo em formato retangular.
  5. Coloque a Nutella por 30 segundos no micro-ondas. Depois espalhe pela massa com a ajuda de uma espátula, deixando 2 cm nas bordas sem a Nutella.
  6. Enrole o pão como um rocambole, com cuidado e apertando a cada virada. Faça um corte no meio do rocambole no sentido do comprimento, deixando uma das pontas inteira. Sem corte.
  7. Com cuidado comece a trançar o pão colocando uma das metades por cima da outra e deixando a parte aberta para cima.
  8. Transfira o pão para uma forma untada e enfarinhada, cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 1h.
  9. Bata a gema com uma colher de sopa de água e pincele a mistura por toda a superfície do pão.
  10. Leve ao forno preaquecido a 180 ˚C por 35 minutos. Suba a temperatura para 210 ˚C e asse por mais 5 minutos.
  11. Retire do forno e espere esfriar uns 15 minutos antes de cortar.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Pão Recheado de Nutella

A Francielle do site Vai comer o quê? também fez uma receita de pão recheado de nutella parecida com essa que ficou linda!!

Veja os comentários (4)

    • Pode sim, mas ele pode se esparramar sabe? E fique de olho pra não queimar a nutella no forno.

  • oiii! amei esta receita! fiz aqui porém a minha massa ficou muito mole e dificel de trançar, não ficou nadinha parecido com uma trança...kkkk, mas ficou delicioso mesmo assim. Fiz com levain!

    • Oi Giovana. Ah isso pode acontecer mesmo. A arte de fazer pão tem inúmeras variáveis, que vão desde a umidade e temperatura do ambiente, a água utilizada para alimentar o levain. Mesmo assim fico muito feliz que tenha gostado. Aqui tb adoramos.