Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

Que todo mundo ama um bom hambúrguer caseiro nós já sabemos. E todo bom hambúrguer vem num pão de hambúrguer quentinho, fresquinho e super macio.

Aqui no Marola eu já ensinei várias receitas de hambúrguer pra vocês, mas que tal na próxima fazer a sua própria receita de pão de hambúrguer e ter uma experiência ainda mais deliciosa?

Para que seu pão fique ainda melhor siga algumas dicas que deixei lá no final da receita, e claro: Faça seu próprio hambúrguer artesanal.

Uma boa dica é: Faça o seu pão de hambúrguer caseiro com algumas horas antecedência. Como é uma receita que leva mais ou menos 2h30 pra ficar pronta, vale a pena fazer após o almoço se a ideia for comer um hambúrguer no jantar.

Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

A qualidade do pão de hambúrguer depende muito da temperatura da massa. E esta regra vale para qualquer receita de pão. Esta temperatura é calculada de acordo com a temperatura da farinha, do local e do liquido.

Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

Para cada tipo de pão, uma temperatura diferente é necessária, porém como base podemos usar 64 ºC. Como não podemos controlar a temperatura da farinha, nem do dia, vamos controlar a temperatura do liquido.

Exemplo:
Temperatura do local: 22 ºC
Temperatura da farinha: 16 ºC
Calculo: 22+16-64= 26
Então iremos aquecer o liquido a 26 ºC para fazer o pão neste dia.

Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

Claro que nem todo mundo tem um termômetro em casa, então pense que você deve aquecer mais se o dia esta muito frio, e menos se o dia esta muito quente.

Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral (você pode usar 4 xícaras de farinha branca)
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pct de fermento biológico seco (10g)
  • 1 ovo grande
  • 1 1/4 xícara de leite morno pra frio
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga

Modo de preparo

  1. Misture as farinhas, o açúcar, o sal e o fermento. Junte o leite, o ovo levemente batido e a manteiga e misture bem.
  2. Sove a massa em uma superfície enfarinhada até que fique bem elástica. Se estiver usando uma batedeira levará cerca de 10 minutos, e na mão uns 15 minutos.
  3. Coloque a massa em uma tigela grande (de preferência de vidro), cubra com filme plástico e deixe descasar em um local quente, até dobrar de volume. Pode levar até uma hora.
  4. Transfira a massa da tigela para uma superfície enfarinhada, e sove delicadamente para tirar um pouco do ar.
  5. Separe a massa em pedaços de aproximadamente 100 g e faça bolinhas com ela. Dará uns 10 pães.
  6. Coloque os pães em uma forma grande com um bom espaço entre elas e cubra a forma com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora.
  7. Pincele manteiga em cima dos pães, se quiser polvilhe gergelim e leve ao forno preaquecido a 200 ºC de 13 a 15 minutos ou até que fiquem dourados.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro

Veja os comentários (6)

  • Seria melhor a conversão de xícaras/colher em gramas. Seria xícara de chá ou xícara normal?

    • A medida padrão na culinária é sempre em xícaras de chá, a melhor opção é usar xícaras medidoras. Não sei qual seria a xícara "normal". Já sobre a conversão para gramas, a maioria das pessoas não tem balança em casa, ms possuem xícaras e copos medidores. Para a maioria, o melhor é em xícaras.

  • Ola, a receita parece muito gostosa. Sera possivel ter a receita toda em gramas? Gostaria de experimentar mas nunca tive boas experiencias trabalhando com "xicaras".

    Obrigado