Memorial da Resistência de São Paulo

Hoje vamos dar uma atenção especial ao Memorial da Resistência que visitamos no final do ano passado em um tour de Turismo Social especial as Memórias Políticas e Ditatura aqui em São Paulo.

Um museu novo, inaugurado em janeiro de 2009, com muitas histórias e memórias da repressão política do estado de São Paulo.

Seu objetivo além de preservar a história é apresentar objetos, documentos, dossiês, depoimentos e prontuários de todo período de 1940 a 1983 produzido pelo DEOPS/SP. Inclusive o espaço é no edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo.

Memorial da Resistência de São Paulo
Entrada da Exposição

Essa é uma visita que vai te chocar do início ao fim. Além de ter uma visão mais próxima da repressão durante a época da Ditadura Militar, escutamos relatos e histórias de pessoas que sofreram absurdas torturas.

Detalhes das prisão

Todos os espaços são contextualizados e com um toque verdadeiro de história. Entrar e sentir na própria pele o ar pesado de cada um desses ambientes é chocante!

Exposição interativa

Você também pode visitar as celas preservadas, inclusive com diversos nomes na parede de ex-detentos políticos. Os depoimentos são extremamente emocionantes e você escuta com um fone de ouvido. Confesso que não consegui escutar todos. É realmente muito forte! A agonia e o sentimento de quem conta foi me deixando apavorada.

Celas preservadas

Além disso, nas outras salas você pode ver:

  • Uma maquete tridimensional para comparar o espaço prisional com o momento atual.
  • Os trabalhos com o processo de implantação do Memorial da Resistência.
  • Homenagens aos presos desaparecidos e mortos no DEOPS.
  • Lembranças de ex-presos.
Memorial da Resistência de São Paulo
Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência é do tipo que você vai visitar e pensar pelo resto da vida sobre o assunto.

Reserve sua hospedagem em São Paulo