Hoje vamos dar uma atenção especial ao Memorial da Resistência que visitamos no final do ano passado em um tour de Turismo Social especial as Memórias Políticas e Ditatura aqui em São Paulo.
Um museu novo, inaugurado em janeiro de 2009, com muitas histórias e memórias da repressão política do estado de São Paulo.
Seu objetivo além de preservar a história é apresentar objetos, documentos, dossiês, depoimentos e prontuários de todo período de 1940 a 1983 produzido pelo DEOPS/SP. Inclusive o espaço é no edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo.
- Memórias da Política Paulistana
- Museu da Imigração de São Paulo
- Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
- Museu de Arte Sacra de São Paulo
- Theatro Municipal de São Paulo
Essa é uma visita que vai te chocar do início ao fim. Além de ter uma visão mais próxima da repressão durante a época da Ditadura Militar, escutamos relatos e histórias de pessoas que sofreram absurdas torturas.
Todos os espaços são contextualizados e com um toque verdadeiro de história. Entrar e sentir na própria pele o ar pesado de cada um desses ambientes é chocante!
Você também pode visitar as celas preservadas, inclusive com diversos nomes na parede de ex-detentos políticos. Os depoimentos são extremamente emocionantes e você escuta com um fone de ouvido. Confesso que não consegui escutar todos. É realmente muito forte! A agonia e o sentimento de quem conta foi me deixando apavorada.
Além disso, nas outras salas você pode ver:
- Uma maquete tridimensional para comparar o espaço prisional com o momento atual.
- Os trabalhos com o processo de implantação do Memorial da Resistência.
- Homenagens aos presos desaparecidos e mortos no DEOPS.
- Lembranças de ex-presos.