Dragão do Mar em Fortaleza – Museu da Cultura Cearense

O Dragão do Mar é considerado uma parada obrigatória no roteiro da cidade de Fortaleza.

Contamos recentemente nossa experiência no MAC e a exposição Carneiro, e hoje vamos contar nossa experiência no MCC com a exposição permanente “Vaqueiros”.

O Museu da Cultura Cearense tem um espaço de 800 metros quadrados, divido em 6 salões, com história, produções artísticas e cultura popular cearense.

Um dos salões está reservado para a exposição permanente “Vaqueiros”. Ela ocupa o espaço há 15 anos e tem um caráter bem didático e lúdico. Você encontra muita cenografia, imagens, e objetos do cotidiano dos vaqueiros que é símbolo da cultura nordestina.

Exposição Vaqueiros
Exposição de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense

Exposição Vaqueiros no Dragão do Mar

A ambientação trás uma réplica da vida no sertão e nos insere dentro dessa realidade. A casa feita de taipa e acessórios da vida sertaneja, com fogão a lenha, pilão de barro, lampião e penico de alumínio.

A casa do ferreiro que mostra de forma impactante diversos tipos de marcadores de gado. Entre tantos outros detalhes que se você visitar, irá adorar!

Curiosidade – O dia do vaqueiro começa muito cedo no curral, tirando leite das vacas, desmamando bezerros, apartando gado. Depois de uma merenda ligeira, põem-se ao campo, na persiga do gado tresmalhado.

Leva alimentação originária do próprio gado ou de alguma criação, queijo e carne seca, completados com rapadura e a água da borracha. De tarde, volta com algumas reses ainda sol claro, para novos afazeres no curral, talvez a cura de uma bicheira ou o “benefício” de uma castração.

Confira as ofertas de Hotéis em Fortaleza

Casa feita de taipa e acessórios da vida sertaneja
Casa feita de taipa e acessórios da vida sertaneja

Mais informações sobre o Dragão do Mar – Museu da Cultura do Ceará

Agora se você quer conhecer o MCC, no Dragão do Mar, ele está aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Ah, o melhor, é gratuito.