Receita de Maionese Verde

Para fazer uma boa maionese verde, você precisa primeiro aprender a fazer a maionese tradicional. Eu gosto da maionese verde de leite, acho mais leve e dura mais tempo. Mas você pode sim fazer a maionese com gemas que também é deliciosa e fica ótima na versão Maionese Verde.

A tradicional maionese verde é feita com salsinha e cebolinha. E existem algumas versões com manjericão, coentro, alecrim e outras ervas. A verdade é que uma boa receita de maionese verde é aquela que preparamos com as ervas que gostamos.

A dica é – use o leite gelado, lave e seque bem as ervas, e um óleo vegetal que não tenha sabor forte. O de soja, por exemplo, não rende uma boa maionese, já o de girassol fica incrível. Ah e se o dia estiver quente, deixe o óleo na geladeira também.

O pulo do gato da maionese caseira verde é justamente controlar a temperatura e a velocidade na hora de bater. O que acontece é que como o liquidificador acaba esquentando o molho, e ele pode desandar no meio do caminho.

Até mesmo por conta disso, eu prefiro fazer a maionese caseira verde no mixer de mão. Pois tenho um controle melhor da velocidade.

A maionese verde de leite é um pouquinho menos densa, então se você prefere uma maionese mais encorpada, use gemas de ovo frescos no lugar do leite.

Veja também a Receita do Guia do Hambúrguer.

Receita de Maionese Verde

Receita de Maionese Verde de Leite

Ingredientes

  • 150 ml de leite gelado (ou 2 gemas)
  • 1 colher de sobremesa de vinagre
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal e pimenta a gosto
  • o quanto baste de óleo vegetal (usei girassol, mas pode usar de milho ou canola)
  • 1/2 xícara de cheiro verde picado grosseiramente (salsinha e cebolinha)
Receita de Maionese Verde

Modo de Preparo

  1. Em um liquidificador ou mixer de mão, coloque o leite gelado (ou 2 gemas) e bata por alguns segundos até espumar.
  2. Junte o vinagre e o dente de alho. Tempere com sal e pimenta e bata por mais alguns segundos em velocidade média.
  3. Vá colocando o óleo em fio até que começar a emulsificar. Quando você perceber que engrossou bem e que está na consistência que deseja, junte as ervas picadas e mais um pouco de óleo. Bata por alguns instantes e esta pronta a sua Maionese Verde Caseira.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medidas
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Balança Digital
Alexa

Receita de Maionese Verde Caseira de Leite

Veja os comentários (10)

  • Fiz e deu super certo! Nunca tinha feito maionese caseira, e essa de leite ficou ótima. Mesmo sendo a maionese verde com leite, achei que ficou uma textura boa. Adorei! Obrigada pelas dicas!

    • Eu adoro a Maionese de Leite. E fico muito feliz que você gostou. =)

  • Olá eu preciso colocar o leite e ovos juntos ou só leite agora se eu tive leite posso colocar só ovos no lugar do leite me responda obrigado

    • Oi Marcelo, não sei se entendi a sua dúvida, mas você vai usar ou leite ou ovos. Não os dois.

    • São duas gemas, cruas. Como diz na lista de ingredientes mesmo.