O Jardim Botânico de Curitiba sem dúvida foi um dos lugares que mais gostei de conhecer em Curitiba.
Confesso que tenho uma queda por lugares assim e o de lá é realmente apaixonante, principalmente no pôr do sol e no acender de luzes na estufa de ferro pela noite. E não é à toa que é o tão importante cartão-postal de Curitiba.
Todas as grandes cidades deveriam ter um Jardim Botânico. Um lugar assim para usufruir a natureza no meio do tumulto do dia a dia, sabe? É muito bom poder prestigiar a flora, a mata, e ainda poder compartilhar de um belo piquenique com seus amigos no final de semana.
Jardim Botânico de Curitiba – o cartão postal da cidade
O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991 e tem uma área incrível de 245 mil m². É um os pontos mais visitados da cidade, tanto pelos moradores como pelos turistas. Foi inspirado nos jardins franceses e logo na entrada você já é recebido com lindas flores e um “portal” charmoso de ferro.
A grande estufa de ferro e vidro funciona para pesquisas da flora do Paraná. Sua construção foi baseada no Palácio de Cristal de Londres, e aqui é uma referência. Dentro da estufa tem uma fonte d’água e pequenas trilhas rodeadas pela mata nativa.
Vale a pena dar uma explorada nos dois andares da estufa do Jardim Botânico de Curitiba. No primeiro, além da pequena cachoeira artificial, existem diversas espécies de plantas, flores e até frutos. Já no segundo, você consegue admirar toda a estrutura de ferro da estufa e ter uma vista incrível dos jardins da entrada.
Conheça também no Jardim Botânico de Curitiba
Outro destaque fica para o Jardim das Sensações. Um espaço onde o visitante faz o percurso de 200 metros com os olhos vendados e pés descalços. O objetivo é usar seus 5 sentidos. Você vai sentir a natureza, ouvir o som do vento e das cascatas, sentir o perfume das flores e perceber com o toque a textura das plantas. É um espaço muito florido e um verdadeiro momento para sentir a natureza.
Fique atento! O Jardim das Sensações tem um horário diferenciado do Jardim Botânico e funciona somente das 9h às 17h.
Existem vários outros espaços para conhecer, como a exposição permanente A Revolta com 114 esculturas do artista e ambientalista polonês Frans Krajcberg. Ainda tem outros espaços como o Museu Botânico Municipal, o bosque de araucárias, o lago, as quadras esportivas e o velódromo.
Informações do Jardim Botânico de Curitiba
- Entrada: Gratuita
- Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°
- Horários: Aberto das 6 às 20 h durante o horário de verão e das 6 às 19h30 durante o horário de inverno
Como chegar no Jardim Botânico de Curitiba
- Ônibus Expressos: Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa
- Ônibus Comum: Linha Cabral/Portão e Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy)
- Carro: acesso através das vias – Trav. Tobias de Macedo, Trav. Alfredo Bufren, Rua Amintas de Barros, Rua Tibagi, Av. Presidente Affonso Camargo, Rua Eng°. Ostoja Roguski
1 Comment
Pingback: Viajar no Brasil - 10 melhores destinos para viajar no Brasil.