A Ilha de Santo Aleixo entrou para nossa lista de passeios favoritos na viagem de Porto de Galinhas.
Esta paradisíaca ilha com formação vulcânica, tem 36 hectares rodeados por águas cristalinas em tons de azul esverdeado.
Ela ainda é pouco explorada pelos viajantes e fica no litoral sul de Pernambuco. Da costa do município de Sirinhaém são apenas dois quilômetros de distância até lá.
O município administra a Ilha de Santo Aleixo, mas ela é propriedade privada. Também é área de preservação ambiental e embora o uso das suas praias sejam permitidos, ele é limitado. Por dia somente 60 pessoas podem visitar a Ilha e o horário de visitação é restrito.
- O que fazer em Recife – Roteiro nos principais pontos turísticos
- Praia dos Carneiros – Uma das praias mais bonitas do Brasil
- O que fazer em Porto de Galinhas – Como planejar sua viagem
Ilha de Santo Aleixo
Uma ilha com águas cristalinas, mornas, calmas, em tons de azul esverdeado, areia extremamente branquinha e muita vegetação. Assim é a Ilha de Santo Aleixo.
Sua forma é ligeiramente semelhante a uma ferradura. Existe o lado oeste, por onde chegamos, e o lado sul, por onde acessamos através de uma trilha.
O lado sul é cercado por rochedos e tem uma piscina natural. Lá é possível praticar snorkel para ver uma diversidade bacana de peixes. Já o oeste é a base com uma pequena estrutura para passar o dia com tranquilidade.
Como chegar na Ilha de Santo Aleixo e qual empresa contratar
Para acessar a Ilha de Santo Aleixo primeiro é necessário chegar até a Barra do Sirinhaém. Saindo de Porto de Galinhas dá aproximadamente 40 minutos de trajeto. É bem tranquilo.
Nós optamos pela contratação de um transfer para nos levar até lá, assim poderíamos ficar mais tranquilas. Inclusive se você gosta de tomar drinks ou uma cervejinha gelada, indicamos o transfer também. Em Porto de Galinhas as blitz são bem rígidas e você não vai querer estragar sua viagem com isso.
Assim que chegamos, o transfer nos deixou na Monteiros Tour, a empresa que fez a nossa travessia até a ilha. Ela fica na pracinha da praia. Também muito fácil de achar.
O valor da travessia, ida e volta, é de R$60 por pessoa e está incluso a trilha com um guia turístico, além da estrutura na ilha com cadeiras e guarda-sol.
A Monteiros Tour é a única empresa credenciada para fazer este passeio. Eles tem ótimas lanchas, bons guias e na base contam com uma estrutura completa com toaletes, duchas, café, água, área para descanso e uma lanchonete.
Como é a travessia até a Ilha de Santo Aleixo
Assim que chegamos na Monteiros Tour, aguardamos até a chamada para o embarque.
Cada grupo é identificado com uma cor de pulseira. O embarque acontece a cada 30 minutos, a partir das 9h da manhã, e o retorno é controlado pela cor da pulseira, que não deve extrapolar o tempo de 5 horas na ilha.
A lancha tem capacidade para até 12 pessoas e a travessia é feita obrigatoriamente de colete salva vidas. A duração é de menos de 10 minutos.
Vale dizer que a ida é contra o mar e passa por trechos mais agitados, podendo balançar bastante. A dica é guardar todos os pertences para não molhar e se possível não ficar com nada nas mãos.
Como aproveitar a Ilha de Santo Aleixo
A primeira coisa é curtir a Ilha de Santo Aleixo! Apreciar, admirar e agradecer por conhecer este paraíso de Pernambuco.
Nós caminhamos pela areia, demos alguns mergulhos, tiramos uma série de fotos e sentamos para apreciar o mar.
Aproveitamos para reservar nosso almoço no único bar flutuante ancorado na ilha, o JP Petiscaria, e depois saímos para fazer a trilha guiada ao redor dela.
A trilha começa com uma subida em muitas pedras. O trajeto é bem escorregadio, mas a trilha não tem um nível difícil, só requer atenção e um calçado para não machucar os pés.
Durante o percurso conhecemos diversos mirantes e o ponto mais alto da Ilha de Santo Aleixo, são vistas de tirar o fôlego.
Na caminhada nós aprendemos a história de surgimento da Ilha de Santo Aleixo. O guia conta como foi descoberta, porque leva este nome e sua origem natural.
A trilha termina do outro lado da ilha. Uma praia de água cristalina, cheia de peixes, perfeita para a prática de snorkel. Não tem tempo mínimo para curtir a praia. Assim que cansamos, e bateu a fome, voltamos por uma trilha bem simples, sem pedras ou subidas. Ela é auto guiada.
Assim que retornamos o almoço foi servido como combinado!
Depois ainda tivemos um tempo para aproveitar outros atrativos da Ilha de Santo Aleixo. Inclusive a Monteiros Tour oferece caiaque e SUP para você praticar neste paraíso.
Nosso transfer até a Barra de Sirinhaém recebeu apoio com tarifas diferenciadas da empresa Sol & Mar Tour, mas os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência vivida em nossa visita.
5 Comments
Tem tanto lugar incrível no nosso país né! Eu fiquei apaixonada nas fotos da Ilha de Santo Aleixo, lugar lindoo. Já doida para fazer as malas
Essa ilha de Santo Aleixo é um pequeno paraíso mesmo! Nunca tinha ouvido falar dessa local bem pertinho de Pernambuco. Obrigada pela partilha.
Pingback: 7 melhores praias de Porto de Galinhas! [O Guia]
Eu conheci a ilha e confirmo que é um paraíso, linda demais, não deixe de conhecer a praia mais reservada, praia da ferradura, melhor banho de mar! Amei …
É linda demais mesmo. Já quero voltar.