10 cidades da Europa imperdíveis para amantes da gastronomia

Pra quem ama gastronomia como eu, toda viagem é uma desculpa pra conhecer os prazeres gastronômicos do lugar.  Sempre vou em busca de restaurantes e cafés que sirvam comidas tradicionais na cidade, ou que sejam frequentados pelos próprios moradores.

Eu tenho um sonho, e esse sonho é conhecer as comidas típicas espalhadas pelo mundo. Sonho em comer uma boa massa italiana em Bolonha ou uma Paella autêntica em Valência. Por isso separei estas cidades da Europa que eu considero imperdíveis para amantes da gastronomia.

São lugares que morro de vontade de visitar e que estão na minha listinha de lugares para conhecer na Europa. A lista é separada por países e não se assuste em ver somente quatro, porque a ideia é exatamente essa: quais são as cidades imperdíveis, e clássicas, para quem visita a Europa pela primeira vez?

Muita gente vai dizer diz: nossa, mas você tem que conhecer a Grécia e a Irlanda, aproveita pra dar uma esticadinha e ir até a Finlândia. Sim, claro que quero conhecer todos estes e mais alguns, mas precisamos começar por algum lugar.

Itália

A cozinha italiana é conhecida no mundo todo. Principalmente por seus diferentes tipos de massas, molhos e pizzas. Porém a Itália também é conhecida por suas carnes, embutidos, risotos, queijos e vinhos.

Roma

Além de visitar lugares como o Coliseu, o Fórum, o Monte Palatino e a Capela Sistina, Roma pede pra ser explorada por sua gastronomia. Na região de Trastevere dá pra encontrar diversos restaurantes que servem comida típica Italiana. A cidade também é famosa pelos seus sorvetes, trattorias e pizzarias.

A Musement oferece mais de 80 experiências gastronômicas na cidade, é uma excelente forma de conhecer mais da culinária local.

Roma – Itália | Foto: Catarina Belova – Shutterstock

Bolonha

Sim, o molho bolonhesa é de lá. E também o queijo parmigiano reggiano, a lasanha, o Lambrusco e o balsâmico. Com um clima mais rústico, Bolonha é daquelas cidades onde os pratos são fartos e a comida aconchegante, com massas feitas nas casas e molhos com sabor de infância. Você ainda pode apreciar a real culinária italiana feita por uma Cesarina, é só reservar pela Musement. Certamente uma experiência incrível e apetitosa.

Bolonha – Itália | Foto: Catarina Belova – Shutterstock

Florença

Dizem que Florença é um dos melhores lugares na Itália para comer carne, e eu acredito, já que um dos pratos típicos da região é a Bistecca Alla Fiorentina, um corte alto de carne bovina, feita na brasa e servida mal passada. Também são típicos a Papa al pomodoro e a Ribollita que são servidos geralmente no inverno. Uma parada obrigatória em Florença é ir conhecer a Galeria da Academia onde fica o “David” de Michelangelo. 

Florença – Itália | Foto: Sergey Novikov – Shutterstock

França

Nem preciso dizer que a França é um delírio para quem gosta de comer. Com uma culinária clássica, pratos bem montados e chefs renomados. Ir pra França é sonho de muita gente que é apaixonada por gastronomia.

Lyon

Chamada de “capital da gastronomia francesa”, a cidade de Lyon tem muitas estrelas Michelin e diversos chefs renomados. Além da alta gastronomia, em Lyon também existem os restaurantes especializados em queijos, e isso muito me interessa. Uma boa opção pra conhecer bastante coisa em pouco tempo, é fazer um tour gastronômico tradicional em Lyon.

Lyon – França | Foto: Gaelfphoto – Shutterstock

Paris

Uma das cidades mais famosas do mundo, e não é só pelos inúmeros pontos turísticos espalhados por lá, mas também pela extraordinária gastronomia. Alguns dizem que nem é tudo isso e outros dizem que foi o melhor lugar que já comeram na vida. O que eu digo é que um lugar que criou o Croque-Monsieur, o Boeuf Bourguignon e o Coq au vin merece meu respeito. O que precisamos mesmo e encontrar os restaurantes frequentados por locais e não por turistas. E, pra sair do obvio, que tal fazer o seu próprio vinho em Paris?

Paris – França | Foto: Catarina Belova – Shutterstock

Bordeaux

Com gastronomia memorável e produtora de vinhos excelentes, a cidade de Bordeaux tem em seus pratos típicos ingredientes como o foie gras e as ostras. Sempre acompanhado de uma boa taça de vinho, é claro. Dizem que a cidade tem mais de 1500 restaurantes e que tem orgulho de produzir os melhores vinhos da França. Para aproveitar ainda mais você pode fazer uma degustação de queijos e vinhos pela Musement.

Bordeaux – França | Foto: Leonid Andronov – Shutterstock

Espanha

A Espanha é um dos países que mais tenho vontade de conhecer. Um dos motivos é que tenho descendência espanhola, outro motivo são as tapas, frutos do mar e o jámon.

Valencia

Vou confessar pra vocês que nunca comi uma paella que eu gostasse. E como ela é um prato típico de Valencia, acredito fielmente que lá eu encontrarei uma perfeita. Na cidade é possível encontrar restaurantes especializados em receitas com arroz e alguns somente em paellas. Ah e ainda dá pra fazer uma aula especial pra aprender a fazer a autêntica paella valenciana.

Valência – Espanha | Foto: May_Lana – Shutterstock

Barcelona

Barcelona é uma cidade que dizem ser única. Com suas cores, clima e paisagens que só lá se encontra. E onde também se come muitíssimo bem. De alta gastronomia com restaurantes renomados até a cozinha tipicamente catalã recheada de frutos do mar e regadas a vinho. Também é possível apreciar de um jantar catalão sazonal com 6 pratos e vinhos.

Barcelona – Espanha | Foto: Love Sea Travel – Shutterstock

Portugal

Come-se muito bem em Portugal e não importa a região. Peixes ensopados, caldo verde e outros tipos de sopas são pratos típicos encontrados por todo o país. Além de ingredientes como o bacalhau, polvo, grão de bico e azeite.

Porto

Só de dizer que o vinho do porto é feito nesta cidade, já podemos concluir que é um lugar especial né? Além desta maravilha, um prato tradicional de Porto é a Francesinha que é um sanduíche que leva diversos tipos de carnes como o chorizo, carne de porco e presunto e é regado com um molho apimentado feito a base de tomate e vinho do porto. E pra complementar a experiência, em Porto existe um tour sensorial para descobrir os sabores da cidade.

Porto – Portugal | Foto: ESB Professional – Shutterstock

Lisboa

Além de muito bacalhau preparados de todas as formas, em Lisboa se encontra a cada esquina uma casa de sopa. A sopa de pedra é uma das mais tradicionais da região, e também é muito fácil encontrar um prato muito típico chamado Prego. Um bife, geralmente de vaca, servido no prato com arroz, ovo e salada, ou no pão com batatas fritas. Por lá é possível fazer um delicioso tour com a Musement para conhecer a história e os sabores portugueses. 

Lisboa – Portugal | Foto: Balate Dorin – Shutterstock

Veja os comentários (4)

  • OLAAA
    NOSSA QUE SONHO SERIA FAZER UM TOUR GASTRONOMICO PELA EUROPA !!!!,
    VCS CONHECEM ALGUMA AGENCIA OU GRUPO QUE FAÇAM ESSA VIAGEM ? NUNCA FUI PRA EUROPA E ESTOU COM PLANOS EM IR SOZINHA ANO QUE VEM POREM QUERIA IR EM UM GRUPO ONDE PUDESSE CONHECER PESSOAS NOVAS E QUE TIVESSEM ESSA MESMA VONTADE .
    SE PUDEREM ME INDICAR ALGUMA , AGRADEÇO

    BEIJOS

    • Oi Carolina. Não conheço nenhuma agencia que faça. Na verdade devem existir várias, mas nós sempre montamos nossos próprios roteiros, então acabo não conhecendo. Sei que a Musement, que eu menciono no texto, faz tours gastronômicos em várias cidades.