Este é mais um post da nossa viagem para ilha da magia. Hoje vamos fazer um breve passeio pelo centro de Florianópolis, conhecendo alguns pontos turísticos que vão além do mar e da areia.
Exatamente, essa bela cidade tem muitas outras coisas para conhecer. Então dá pra aproveitar muito se você estiver lá e não for verão. O centro de Florianópolis é bem pequeno e dá para conhecer em um dia, inclusive a pé. Eu reservei minha tarde para isso, mas fica a seu critério o melhor horário. Dê preferência a dias não chuvosos, assim você vai poder caminhar tranquilamente conhecendo todas as curiosidades do centro da cidade.
- Turismo de Experiência – Santa Catarina em Todos os Sentidos
- Ilha Ratones em Florianópolis
- Ilha Anhatomirim em Florianópolis
Vamos conhecer o Centro de Florianópolis?
Nosso passeio começou na famosa Av. Beira Mar, onde acontece a festa de ano novo. Com um grande calçadão arborizado, uma ciclovia e bancos espalhados para relaxar.
Fiquei por alguns minutos observando o movimento, sentindo e escutando o som da água. Se você gosta de compras, vá ao shopping Beira Mar que está super próximo. Ele é o mais tradicional da cidade.
Depois conhecemos a histórica e centenária figueira na Praça XV de Novembro. Reza a lenda, que se você der uma volta ao redor da figueira poderá atrair dinheiro e casamento.
Como podem ver na foto, ela está toda cheia de escoras para sustentar seus galhos, isso porque existe grande risco de ela cair por já estar muito debilitada.
Em frente à praça tem uma escadaria que dá acesso à Catedral Metropolitana de Florianópolis. É um patrimônio tombado e vem passando por reformas e restaurações constantemente.
De esquina, em frente à Catedral, você deve conhecer o Palácio Cruz e Souza. Antigamente era a sede do governo de Santa Catarina, que recebia visitas dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Há muitos anos foi tombado como patrimônio cultural do estado. Dentro dele criaram o Museu Histórico de Santa Catarina. A arquitetura é inspirada em um estilo mais eclético. O museu conta com um acervo de móveis do século XIX, utensílios, objetos, trabalhos esculpidos em madeiras, pinturas de paredes, e um lindo vitral art-nouveau.
Também acontecem exposições temporárias e apresentações de esculturas. O museu não abre às segundas-feiras.
Depois partimos para uma caminhada pelos calçadões, era um domingo e por isso os comércios estavam todos fechados. Durante a semana indicamos que dê um pulo na Rua Felipe Schmidt e Rua Conselheiro Mafra. Elas são paralelas e têm a maior concentração dos comércios.
Esta é a Igreja São Francisco de Assis.
Indo adiante encontramos a alfândega. Em torno existe o grande Largo da Alfândega e uma praça. O prédio deixou de ter suas atividades em 1964 quando o porto da cidade foi fechado.
Na praça acontecem feirinhas com muitas frutas, artesanatos, e eventos sazonais.
Junto ao largo está o Mercado Público de Florianópolis. São duas alas, a norte e a sul. Na norte você encontra lojinhas e na sul a parte gastronomia, com peixarias, empórios, e bares. São mais de 140 boxes para atender a todo o publico local e de turistas.
Bom pessoal, esses são os lugares do centro que você não pode deixar de conhecer. Como vimos, a cidade tem muito mais que as belíssimas praias.