O Cânion e Pico Monte Negro é um passeio de nível de dificuldade fácil e fizemos ele na parte da manhã do nosso dia.
Nós acordamos relativamente cedo, tomamos um café da manhã reforçado na Fazenda Potreirinhos e seguimos junto a operadora Rota dos Canyons pela estrada Municipal Silveira. Chegamos rapidinho e o carro ficou na base do Pico Monte Negro. A partir dali o percurso é realizado a pé com muita tranquilidade.
Confesso para vocês que sempre me recordo com bastante carinho da nossa viagem pelos Cânions do Sul do Brasil e hoje quero contar para vocês como foi a nossa experiência de ir até o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul.
- Roteiro de viagem para os Cânions
- Costão da Fortaleza em Praia Grande – Aparados da Serra
- Trilha do Rio do Boi – O interior do Cânion Itaimbezinho
Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
O Pico Monte Negro é o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude em relação ao nível do mar. Ele foi oficialmente o nosso primeiro contato com os cânions.
O lugar é deslumbrante, a caminhada pelas bordas dos paredões tem uma vista maravilhosa e de lá é possível ter uma visão geral da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, de diversos cânions, além dos rios e cascatas nas bordas do Monte Negro.
O Cânion Monte Negro tem 700 metros de profundidade e 4 km de extensão. Lá você não precisa de um guia para fazer o passeio, mas nós recomendamos fortemente que você vá acompanhando de um. As trilhas são bem curtinhas e acredito que não passa de 2 km de caminhada. A grande emoção do passeio é andar e explorar as bordas durante todo o trajeto.
O melhor horário para a visita é na parte da manhã, já que durante a tarde acontece muito o fenômeno “viração”, que são camadas espessas de nuvens cobrindo todo o cânion e ai adeus a visibilidade e passeio.
Dicas do que levar na trilha do Pico Monte Negro:
- Câmera fotográfica
- Agua
- Roupa e tênis confortável para caminhada
- Boné ou toca
- Mochila pequena
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Repelente
- Capa de chuva
Nossa viagem foi um convite da Agência de Viagens Rota dos Canyons com apoio do Costão da Fortaleza Lodge, mas as opiniões expressas aqui são livres e pessoais.