A Cachoeira da Raizama é uma ótima opção para quem não tem o dia inteiro disponível e é perfeita para todas as idades.
Situada dentro do Cânion do Rio São Miguel, e diferente das demais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, a maioria das quedas estão escondidas entre as rochas. A trilha é tranquila, mas alguns trechos são realizados pela borda do cânion e exige um pouco de atenção.
A Cachoeira da Raizama também é um ótimo lugar para relaxar em suas piscinas e hidromassagens naturais.
- Vale da Lua – Cartão Postal da Chapada dos Veadeiros
- Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros
- Cachoeira Santa Bárbara – O cartão postal da Chapada dos Veadeiros
Como chegar na Cachoeira da Raizama
A Cachoeira da Raizama fica pertinho da Vila de São Jorge, com apenas 6 km de estrada. Nós que partimos de Alto Paraíso de Goiás, percorremos 40 km de asfalto e 2 km de estrada de terra.
O receptivo fica no Sítio Espaço Infinito que possui estacionamento gratuito, infra estrutura com banheiros e lanchonete. Lá também tem palco para shows e esporadicamente acontecem algumas festas.
Cachoeira da Raizama – Um lugar para curtir piscinas e hidromassagens naturais
Na recepção nós pagamos uma taxa de R$ 20,00 por pessoa para conhecer a Cachoeira da Raizama.
A trilha é bem tranquila, com apenas 2.6 km de caminhada entre ida e volta. O terreno é pouco acidentado, bem sinalizado e tem apenas um trecho que envolve descida. Vale dizer que para conhecer a Cachoeira da Raizama não é necessária a contratação de guia.
Boa parte do trajeto é realizado pela borda do Cânion do Rio São Miguel e outra parte sobre plataformas de madeira, que dão acesso para alguns mirantes.
E já que não é possível explorar toda a parte mais baixa do local, é nesses mirantes que nós podemos admirar o encontro dos rios.
No período de chuva temos apenas uma parada recomendada, mas na seca é possível aproveitar diversos locais para banho.
Ao final da trilha, paramos para tomar banho em uma ótima piscina natural. São duas charmosas pequenas quedas. Curtimos, relaxamos e aproveitamos a hidromassagem para renovar todas as energias.
Ah! E na Cachoeira da Raizama também acontece a prática de rapel e o local é muito conhecido por diversos cursos que acontecem por lá. Também realizado apenas no período de seca.
Como esse não é um atrativo que precisa do dia inteiro, recomendamos que você inclua no seu roteiro outras cachoeiras. Nós visitamos o Vale da Lua pela manhã, curtimos a tarde na Cachoeira da Raizama e fechamos o dia nas Águas Termais do Morro Vermelho.
Mais informações da Cachoeira da Raizama
- Endereço: Rodovia GO-239, km 41
- Entrada: R$20,00
- Horário: acesso as cachoeiras até as 17 h.
- Estacionamento: Gratuito no local