A cidade de São João del Rei em Minas Gerais é conhecida como a terra onde os sinos falam e justamente por isso que fizemos questão de conhecer as principais igrejas históricas da cidade.
Durante a caminhada pudemos apreciar belos sobrados e casarões que pertencem a família do ex-presidente Tancredo Neves, riquezas e detalhes que marcaram a época do estilo barroco e rococó no Brasil. Quem nos acompanhou nessa caminhada gostosa pelo centro foi o Antonio do blog Retrip.
Na cidade, você ainda pode viajar mais no tempo com um passeio de Maria-Fumaça até Tiradentes e pode conhecer um pouco do artesanato local em estanho. Infelizmente não tivemos tempo e por isso ainda vamos retornar em São João del Rei.
- Caminhada na Serra de São José – São João del Rei
- 7 hotéis com jacuzzi no quarto para viagens românticas
- Roteiro de um dia em Tiradentes
As igrejas de São João del Rei
Igreja de São Francisco de Assis
O roteiro começou na imponente Igreja de São Francisco de Assis. Confesso que na noite anterior prestigiamos ela iluminada e é simplesmente encantadora. A igreja fica localizada no centro da Praça Frei Orlando e é cercada por palmeiras imperiais e um lindo jardim. Atrás tem um cemitério da Orla Terceira e lá você pode visitar o ex-presidente Tancredo Neves, sepultado em 1985. Visitar o interior é requisito. Considerada um dos principais marcos da arquitetura colonial mineira, conta com diversas obras do famoso Aleijadinho.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
De lá caminhamos até a Igreja Nossa Senhora do Rosário que foi construida em 1719 e por isso considerada a mais antiga da cidade. Gostei muito da construção simples no exterior e das imagens que impactam no interior. Vale a pena perder uns minutinhos apreciando e conhecendo a história do lugar.
Igreja Nossa Senhora do Pilar
Nossa terceira parada foi na Igreja Nossa Senhora do Pilar. Construída em 1721, nota-se que durante os anos da construção, vários estilos moldaram seu interior e exterior. É uma igreja que marca diversas épocas e ao mesmo tempo tem um conjunto notável de harmonia entre todos eles.
No interior prevalece o estilo barroco com cores vibrantes e muito ouro, chega a ofuscar nosso olhar. O detalhe é que em nossa visita as luzes internas estavam apagadas e mesmo assim chamou bastante a nossa atenção.
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Não entramos na Igreja Nossa Senhora das Mercês, mas a visão externa é muito bonita. As escadarias foram feitas por escravos, são de pedras e formam linhas assimétricas que dá um charme diferente e totalmente inusitado.
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Infelizmente também não conseguimos entrar na última igreja do nosso roteiro. A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica no Largo do Carmo e seu exterior puxa para o estilo barroco com traços de rococó.