Se tem uma região que visitamos bastante esse ano foi o sul do Brasil. E olha, não tem como não se encantar pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e particularmente Santa Catarina. As praias são maravilhosas e facilmente tiram o nosso fôlego. Nós já visitamos Florianópolis e Balneário do Camboriú, mas a Praia do Rosa em especial chamou bastante a atenção com seu clima rústico de inverno.
A Praia do Rosa é um paraíso escondido no litoral sul de Santa Catarina. Ela faz parte do município de Imbituba e está dentro da região chamada Encantos do Sul. E realmente, todas as combinações que formam entre as praias e as montanhas da cidade encantam.
Inclusive ela já foi considerada uma das 30 baías mais belas do mundo, uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pela revista Próxima Viagem e também um dos 10 paraísos “desconhecidos” do mundo segundo o The Guardian.
Vamos começar com uma lista de 10 motivos para você conhecer o melhor da Praia do Rosa.
- O que fazer na Praia do Rosa – Litoral Sul de Santa Catarina
- Onde Ficar – Village Praia do Rosa
- Restaurantes na Praia do Rosa
1 – A Praia do Rosa que encanta em qualquer época do ano
Isso mesmo, a Praia do Rosa está preparada para ser um destino de verão e também um destino de inverno. Claro, se você tem medo de água fria, tem que aproveitar os meses mais quentes do ano, caso contrário, você pode aproveitar passeios como trilhas ecológicas, observação de baleias, uma deliciosa gastronomia ou até mesmo encerrar o dia tomando vinho em frente a lareira.
Vocês vão observar em nossas fotos, a Praia do Rosa é o destino perfeito para quem gosta de praia e montanha em um único destino.
2 – Rosa Norte à Rosa Sul
A Praia do Rosa tem um formato de meia lua e sua extensão é de apenas 2 quilômetros. Chegando lá, faça uma caminhada para conhecer toda faixa de areia indo de uma extremidade a outra.
Nos cantos estão as áreas mais próprias para surf, ao lado sul você ainda encontra bares e no canto norte um movimento menor de pessoas. Vale também conhecer a parte central que tem a Lagoa do Meio, com água salgada e extremamente tranquila.
3 – Trilhas ecológicas na Praia do Rosa
No costão Norte da Praia do Rosa temos a Trilha da Praia Vermelha com um visual lindo. Ela é bem simples, tem dois quilômetros de distância e o caminho é todo sinalizado. O ponto final da primeira parte é na Praia Vermelha, mas você pode continuar indo até a Praia do Ouvidor, Praia da Barra e Praia da Ferrugem. Atente-se apenas que para percorrer a trilha completa você vai precisar de um dia inteiro. Infelizmente nosso tempo estava curto, então fizemos só a primeira.
Neste caso você também pode sentar e curtir um pouco a escondida Praia Vermelha. Para quem for entrar no mar, saiba que as ondas são bem fortes e claro a água é mega gelada.
Já no costão Sul da Praia do Rosa temos a Trilha da Praia do Luz. Novamente belas vistas panorâmicas da praia e da cidade, além do adicional para a ilha do Batuta e das praias de Imbituba. Aqui, se você não estiver com o tempo apertado, estique sua caminhada até a Lagoa de Ibiraquera.
Para ambas as trilhas é bom levar umas barrinhas, frutas e água na mochila.
4 – Observação de baleias na Praia do Rosa
Esse espetáculo da natureza pode ser visto facilmente pela costa da praia durante o período de julho a novembro. As baleias francas chegam da Antártida em busca de águas tranquilas para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.
Além de ver suas enormes nadadeiras, esguichos e bater de caudas, elas fazem seus saltos impressionantes para fora d’água. Como elas ficam a poucos metros da praia, o ideal é verificar por onde elas vão estar. Em nossa visita, estavam todas na Praia do Luz, então a partir da trilha, fomos até lá conferir. Com a distância, conseguimos avistar apenas uma e com o uso de binóculos.
5 – Portinho do Rosa
De volta para o costão Sul da Praia do Rosa, você encontra o Portinho. Lá a paisagem ganha uma forma bem diferente por conta das rústicas casas de pescadores à beira-mar e da formação de montanhas encontrando o mar. O visual encantou bastante. Foi só uma pena não encontrar nenhum pescador para completar ainda mais este cenário.
Você pode chegar até o Portinho de carro por uma estrada estreita de terra ou caminhando. Ambas são ótimas opções e nós fizemos as duas. Na alta temporada fica um pouco complicado para estacionar o carro, mas na baixa você não terá problemas.
6 – Barra de Ibiraquera
Na Barra da Ibiraquera a lagoa encontra o mar formando uma pequena piscina natural incrível. Nessa região você encontra muitas crianças se divertindo e prática de windsurf. As ondas da praia atraem muitos surfistas e também é comum ver bastante pesca esportiva e standup paddle na região. Ainda tem as dunas de areia branca, com mais de 30 metros de altura, dando um charme a mais ao local.
Para completar este cenário, você pode entrar com o carro nas áreas permitidas. Durante a alta temporada existe uma faixa com uma limitação, já na baixa temporada você circula livremente.
7 – Praia do Luz
Entre a Praia da Barra de Ibiraquera e a Praia do Rosa, você encontra a Praia do Luz. Ela é bem pequena, a água tem um tom azul claro e a areia é um pouco dura. Nós acessamos ela através de uma trilha, com 1,5 km de extensão, bem tranquila. Em frente a praia está a Ilha Batuta completando a paisagem perfeita do lugar.
Na época em que visitamos, o local estava um pouco deserto, mas seguindo o estilo todo dessa região você vai encontrar bastante gente praticando surf, windsurf e até yoga.
8 – Aprender e praticar o surf
A Praia do Rosa é perfeita para quem quer praticar ou aprender mais sobre surf. Eles tem algumas escolinhas e também alugam pranchas e equipamentos. Durante os meses do outono e primavera a praia se transforma definitivamente no point dos surfistas.
9 – Comer bem
Restaurantes gostosos é o que não vai faltar para você almoçar e jantar na Praia do Rosa. Sinceramente, teve um dos dias que a única coisa que fizemos foi basicamente comer. Café da manhã, workshop de vinhos, almoço, pausa para um descanso e jantar. Simples assim.
Para agradar a todos os gostos e bolsos, tem restaurantes simples, rústicos, chiques e de padrão internacional. Alguns dos lugares que indicamos (que em breve terá um post exclusivo) são o Tigre Asiático, a Pedra da Vigia e o Refúgio do Pescador.
10 – Perfeita para todos os públicos
Depois de ler esse post todo, deu para perceber que este destino atende uma diversidade muito grande de público, né? Ótimo para quem curte esportes, melhor ainda para quem pratica surf, perfeito para uma viagem romântica, atende bem uma viagem em família, receptiva com o público LGBT e muito procurada para viagens em amigos. Por fim, é perfeita para quem ama a natureza, quer fazer trilhas, caminhadas, correr, ou até mesmo cavalgar.
Nossa hospedagem na Praia do Rosa foi uma cortesia da Pousada Village Praia do Rosa com apoio da Faro Comunicação e dos restaurantes Refúgio do Pescador e Tigre Asiático. As opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.